A boa chuva e as estradas

E a chuva prevista se confirmou. Choveu em todo estado. Em Venâncio tivemos chuvas desde terça, 2, até domingo. A previsão era de 130 mm, mas choveu mais, perto de 200 mm. Wilson Weschenfelder, que foi editor da Folha, e desde que se aposentou da comunicação reside no seu sítio em Linha Lucena, registrou acumulado de 201mm. Libório Wilges, que mora em Linha Mangueirão, registrou 167mm. Uma chuva que repôs boa parte do déficit hídrico que sofremos desde setembro do ano passado.
Recebi de um amigo o seu controle de quantidade de chuva mensal desde junho do ano passado na área urbana de Venâncio, mostrando a falta acentuada de chuvas entre setembro e novembro e agora em março e abril.

Chuva na cidade
Junho 165 mm
Julho 140 mm
Agosto 117 mm
Setembro 71 mm
Outubro 67mm
Novembro 26 mm
Dezembro 165 mm
Janeiro 122 mm
Fevereiro 126 mm
Março 65 mm
Abril 11 mm
Maio 193 até agora
Total no período 1.268 mm
Normal no período 1.650 mm
Uma defasagem de quase 400 mm
Na região da encosta da serra, em Vila Deodoro, Linha Andreas, neste período choveu 1.797mm.


Mas uma semana de chuva incessante também traz prejuízos para as estradas do interior. Onde tem subidas, a água leva o material. Onde é plano, as poças viram buracos. Moradores, como Cristiano Schuster, de Linha 17 de Junho, postaram fotos de estrada embarrada cobrando providências. Lideranças de oposição também se manifestam. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), Subsecretário estadual de Infraestrutura e Patrimônio Público, da secretaria estadual de Obras Públicas, postou fotos de van escolar em estrada embarrada e comentou: “Graças a Deus se foi a SECA! Retrato de hoje das estradas em Venâncio Aires, minha cidade! O nosso município tem um dos maiores Transportes Escolares do Estado do RS. Nesse período de chuva o desafio é conservar as estradas: muita brita e cascalho para compactar junto com a base da estrada” mencionou ele.
Venâncio tem uma das maiores malhas rodoviárias de estradas de chão, com 1,8 mil km. De Santa Mônica até a Sete Léguas, de uma ponta a outra do município, são 100 km de extensão.
Ontem pela manhã perguntei ao prefeito Jarbas da Rosa sobre plano de recuperação das estradas, depois da chuva. “Me reuni com o secretário Sid e com todos os capatazes para traçar um plano de recuperação durante a semana já que a previsão é de estabilidade do tempo. Já iniciamos hoje (ontem) patrolamento e recuperação de estradas e devemos ter até o final de semana grande parte já atendida”, detalhou o prefeito.

Notinhas

  • Nos bastidores políticos ouço que o PT tenta convencer o delegado de Polícia, Paulo Cesar Schirmann a concorrer a prefeito de Venâncio em 2024. A eleição de Lula anima os petistas.
  • Na eleição de 2020, o nome do outro delegado em Venâncio, Vinícius Assunção, foi ventilado para concorrer a vereador pelo PSDB, mas não concorreu.
  • Faleceu no sábado, 6 Amilto Rodrigues de Carvalho, o Kim, aos 82 anos. Ele foi jogador do Guarani nos anos 60/70. Trabalhou na antiga Móveis Suzana e nas últimas décadas tinha sua loja de móveis usados na Rupperti Filho, onde morava. Que descanse em paz o Kim, que jogava bola com os amigos até quase os 80 anos.


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido