Home Notícias Geral Participação ativa na escola: o exemplo dos pais que é inspiração para os estudantes

Participação ativa na escola: o exemplo dos pais que é inspiração para os estudantes

0
Participação ativa na escola: o exemplo dos pais que é inspiração para os estudantes
Marilei, Alice e a filha Luiza, a diretora Ana Lucia com o filho Pedro, e a presidente do CPM, Roseli, comprovam que escola também é lugar de famílias atuantes (Crédito: Juliana Bencke)

Diz o ditado que “lugar de criança é na escola”. Mas, ao ver o exemplo de pais de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, em Vila Santa Emília, no interior de Venâncio Aires, é possível fazer uma adaptação nessa frase. Com participação ativa no dia a dia do educandário, eles mostram, na prática, que “lugar de família é na escola”.

Entre esses pais atuantes estão a agricultora Alice Scheibler Konrad, 39 anos; e a auxiliar de inspeção Marilei Kappaun Lenhart, 42 anos, que trabalha no Frigorífico Kroth. Mães das alunas Luiza, de 7 anos, e Bianca, 9 anos, respectivamente, são elas que plantam e cuidam das flores e folhagens que deixam o entorno da escola mais bonito e colorido.
Em casa, já preparam as mudas para plantar no colégio. De tempo em tempo, combinam um dia para trabalharem juntas, no horário de folga do trabalho. Geralmente fazem isso no turno oposto ao da aula dos filhos e, assim, os pequenos também já ajudam a cuidar do pátio da escola.

“Num ambiente bonito eles se sentem melhor e também já aprendem a cuidar”, considera Marilei, que também é mãe de Bernardo, 3 anos. “São exemplos que nossos filhos estão vendo”, complementa Alice. Para a diretora, Ana Lucia Weber Winckelmann, 42 anos, o exemplo é a melhor forma de ensinar. “Eles aprendem com os pais fazendo, estando na escola”, elogia.

Embora Alice e Marilei tenham assumido a responsabilidade de cuidar das flores e plantas do pátio, em diversas outras ocasiões, outras famílias se somam ao trabalho: é o caso dos mutirões de limpeza e revitalização do pátio ou para pintura das pedras decorativas, como ocorreu no ano passado. Além disso, valores doados pelos pais viabilizam o pagamento de um profissional para cortar a grama. “Quando fizemos o chamado, a maioria das famílias comparece para ajudar”, afirma Ana. No ano passado, a horta iniciada pelas famílias também seguiu sendo mantida por alunos, professores e funcionários, inclusive, com os alimentos sendo utilizados para a merenda escolar. Depois da chuva dos últimos dias, em breve, os canteiros devem receber as novas mudas de hortaliças.

Sempre à disposição para ajudar

Para a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM), Roseli Kroth, 49 anos, a melhor herança que se pode deixar é o bem que se faz aos outros.“É um ensinamento de casa, que temos que ajudar. Nada funciona se não for assim”, afirma a mãe do estudante Michel, 9 anos, que também é presença constante na Escola São Luiz. Ela também é vice-presidente da Comunidade Católica São Luiz e colabora com a manutenção do pátio da igreja.

Por conta da atuação no CPM, Roseli acompanha de perto toda a movimentação e o esforço da direção, em busca de melhorias no estabelecimento de ensino.
Ela destaca o canal aberto entre pais e equipe diretiva, coordenada por Ana Lucia que, assim como Roseli, Alice, Marilei e tantos outros pais de estudantes, também foi aluna da escola e é mãe do estudante Pedro. “É só a Ana chamar que estamos indo”, brinca Roseli.

No ano passado, com o apoio de Alice, ela percorreu o comércio de Venâncio Aires em busca de brindes para a Festa Junina da escola. Neste ano, elas devem repetir a ação para contribuir com o evento de integração entre famílias e educandário.
Entre os sonhos da comunidade escolar estão melhorias na pracinha e também uma quadra coberta para prática da Educação Física.

“Acreditamos que não adianta só esperar, mas fazer o que conseguirmos, ir atrás, mostrar que a escola é referência”, enfatiza a presidente do CPM.


98

é o número de alunos de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual São Luiz. Além disso, são 16 crianças na pré-escola, que são matriculados na escola.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Template being used: /var/www/html/wp-content/themes/Newspaper/single.php
error: Conteúdo protegido