Na última semana, 19 adolescentes de Mato Leitão participaram da solenidade de formatura do curso profissionalizante Jovem Confeiteiro, que iniciou em agosto deste ano com a realização de aulas teóricas e práticas. A cerimônia ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua e reuniu autoridades e famílias dos estudantes.
A formação foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania, e o Instituto Mix, de Venâncio Aires. O investimento total na realização da formação foi de R$ 17.380,00. Desse montante, R$ 4.398,00 são referentes a recursos próprios do Município e foram utilizados para o transporte dos jovens até a Capital do Chimarrão, onde as aulas eram realizadas.
O restante do valor foi destinado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, por meio do programa Declare o Bem – Transforme seu Imposto de Renda em Oportunidades. A campanha realizada pela primeira vez na Cidade das Orquídeas estimula a destinação de valores de empresas e pessoas físicas por meio da declaração do Imposto de Renda (IR).
De acordo com a assistente social Juliana Bonaldo e a psicóloga Lusiane Lehmen, ambas técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), destacam que durante muitos anos a equipe discutia a necessidade de ofertar um curso profissionalizante e que fosse de interesse aos jovens que participam dos grupos executados através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“A nossa maior dificuldade de colocar em prática sempre esbarrou nos recursos financeiros, o que com a iniciativa da busca de recursos através do repasse do Imposto de Renda para o fundo do Comdica [Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente] nos despertou a possibilidade de sair do que era só vontade. Em 2021, o tão sonhado desejo foi colocado no papel e a partir daí tudo foi se alinhando, gerando o projeto Jovem Confeiteiro”, explicam.
Oportunidade
Entre os 19 jovens que participaram, estão Geovane Gabriel Mai, 13 anos, e Ana Luiza Borges de Lima, 15 anos. Para ele, que é morador do Loteamento Amizade e estudante do 6º ano da Emef Santo Antônio de Pádua (SAP) a formação foi uma oportunidade de aprender diversas receitas o que, inclusive, despertou o interesse por abrir um restaurante no futuro.
“Gostei das aulas práticas e de preparar a pizza de calabresa. A nega maluca já testei a receita em casa e, agora, quero tentar fazer pizza de carne”, conta o jovem, que pretende seguir no ramo da gastronomia. Ana Luiza é aluna do 9º ano da Emef SAP e moradora de Vila Santo Antônio. Ela destaca a chance de aprender várias maneiras de preparar uma mesma receita.
“O que mais gostei foi do rocambole. Eu sempre gostei de cozinhar e acho que é algo bem legar para seguir”, relata. A jovem pretende aproveitar os conhecimentos adquiridos durante o curso para preparar doces e salgados para serem comercializados. Para isso, ela contará com a ajuda da mãe, que também gosta de cozinhar e tem interesse pela área.
E, conforme Juliana e Lusiane, através do projeto Jovem Confeiteiro se buscou, justamente, desenvolver potencialidades, aproximar através de uma receita os laços familiares e preencher o tempo ocioso do adolescente. “Depois de muito tempo plantando e alimentando esta ideia, chegou o dia do broto, da principal motivação de continuarmos na busca. A intenção do projeto sempre foi dar um direcionamento de futuro para os jovens, tanto na carreira profissional, quanto na vida, motivando o despertar de se ter objetivos. Demos a oportunidade e eles aproveitaram”, salientam.
“Me sinto muito orgulhoso deste trabalho e que essa semente plantada hoje possa gerar bons frutos no futuro.”
ELTON UHLMANN – Secretário de Assistência Social, Habitação e Cidadania
Sobre o projeto Declare o Bem
- A iniciativa foi lanada pela Prefeitura no fim de novembro de 2021 e essa foi a primeira atividade executada com recursos angariados através do projeto Declare o Bem – Transforme seu Imposto de Renda em Oportunidades.
- Para o próximo ano, a intenção é promover, novamente a campanha, com o objetivo de conseguir mais recursos, para que novas iniciativas sejam feitas. Podem colaborar com o programa empresas tributadas pelo lucro real e pessoas físicas que fazem a declaração do IR completa.