Entre os dias 5 e 8 deste mês, ocorreu, em Brasília, a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, e de Venâncio Aires participou uma comitiva. O evento reuniu centenas de representantes da sociedade civil e governamental de todo o país.
A comitiva da Capital do Chimarrão foi formada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs; integrante do Conselho de Serviço Social, Débora Schonart; assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Battisti, Daiane Führ; e a estudante de Psicologia e estagiária do Cras, Lívia Bruch. “Foram quatro dias de intenso debate e trabalhos em grupos para propor e deliberar diretrizes para a melhoria da Política Nacional de Assistência Social”, afirma Viviane.
O tema deste ano foi ‘O Suas que temos e o Suas que queremos’, com objetivo de fortalecer a rede de proteção social do país, garantindo o acesso universal aos direitos sociais básicos e a melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável. No evento foram trabalhados cinco eixos principais: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda. Viviane explica que após a conferência as demandas discutidas serão encaminhadas para o Governo Federal para que sejam incorporadas em políticas públicas efetivas e implementadas nos próximos anos através do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
A representante do CMAS reforça a necessidade da representação e participação da entidade no evento nacional, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Ela ressalta que em julho foi realizada a conferência municipal, e depois em outubro a conferência estadual. “Apesar da grande diversidade e especificidades de cada território brasileiro, continuemos buscando o que em nosso município foi priorizado para a melhoria do Suas.”