Após percorrerem milhares de quilômetros por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no sábado, 16, os artistas e ativistas Jaqueline Santos e Sérgio Rosa encerraram a temporada 2023 de espetáculos no município gaúcho de Manoel Viana. Ao todo, os espetáculos teatrais ‘Papelito Leitura’, ‘Rainha Abayomi’, ‘Iya Dudu’ e ‘Okan Ijó’, bem como a sensibilização para professores ‘Novembro o Ano Inteiro’, foram apresentados 82 vezes, para mais de 12,5 mil pessoas em 33 municípios gaúchos e catarinenses.
Para Jaqueline, poder trabalhar com questões raciais, estar familiarizada e gostar do ambiente escolar, das crianças e adolescentes, foi gratificante. “Foi um aprendizado diário, trocas únicas. Minha voz ser ouvida por 12.534 pessoas, sejam crianças ou adultos, através das narrativas mais fortes, com as palestras, ou das narrativas mais lúdicas, como as dos espetáculos, é de um pertencimento gigantesco”, disse.
Nessa temporada, em parcerias com unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc-RS), CEPRS, IFAR, Grupo Hospitalar Conceição (GHC), prefeituras, escolas e coletivos afros, a dupla esteve em palcos de Antônio Carlos (SC), Vale Real, Jaguarão, Derrubadas, Cacique Doble, Horizontina, São Martinho da Serra, São Sepé, Vila Nova do Sul, Vila Lângaro, Lavras do Sul, Sarandi, Rio Grande, Venâncio Aires, Picada Café, Sinimbu, Triunfo, Santana do Livramento, Vacaria, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Passa Sete, Paverama, Cruzeiro do Sul, Alegrete, Arroio do Tigre, Porto Alegre, Mata, Novo Cabrais, Palmeira das Missões, Nova Petrópolis e Manoel Viana.
“Agora, entramos no processo de divulgação e também no nosso ócio criativo, onde seguiremos nossas pesquisas, produções e ensaios”, afirmou Rosa. O objetivo dos dois, agora, após ouvirem as necessidades das instituições de ensino, é colocar dois espetáculos teatrais no mercado e disponibilizar uma palestra com temática afro.