Conforme a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), quatro escolas estaduais de Venâncio Aires foram diretamente atingidas pela temporal de terça-feira, 16, e diversas acabaram ficando sem luz, água ou internet. Os educandários mais prejudicados foram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Linha Travessa; Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova; Mariante, de Vila Mariante; e Professora Leontina, no bairro Santa Tecla.
Segundo a diretora da Escola Leontina, Liviele Lúcia Lipke, o susto foi maior que os prejuízos. Houve o destelhamento de uma sala de aula e entrou água em outra, pois a calha não resistiu à intensidade da água. “Ainda tivemos uma árvore quebrada na pracinha, mas sem ocasionar danos materiais. Mas, a princípio, nenhum equipamento estragou, apenas as mesas que secamos e o televisor, que não havia molhado, porém tiramos do local para garantir”, explica.
Na Escola Adelina, em Vila Estância Nova, energia, telefone e internet foram recuperados no dia seguinte ao temporal e houve bastante árvores e galhos caídos. “Felizmente, não houve danos materiais”, explica a diretora Adriana Kroth. Já na Escola Mariante houve prejuízos no telhado e muro (devido à queda de árvores). Na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o telhado foi danificado, em três pontos, que foram consertados ainda no sábado, 20.
Nos educandários municipais, cinco tiveram avarias: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, do bairro Aviação; Emef São Judas Tadeu, do bairro Grão-Pará; Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vovô Weber, no bairro Diettrich; Emei Arco-Íris, no bairro Aviação; e Emef Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União.