Governo gaúcho estará representado na COP 10, no Panamá

-

Inicia na segunda-feira, 5, e segue até o dia 10 de fevereiro, a 10ª Conferência das Partes (COP10), da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O evento internacional de saúde pública colocará em pauta o futuro do tabaco, carro-chefe da economia do Vale do Rio Pardo. É o caso de Venâncio Aires, que é o terceiro maior produtor de tabaco do Sul país.

Na sequência da COP ocorre a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP3), de 12 a 15 fevereiro. Os eventos da Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorrem no Centro de Convenções do Panamá, na Cidade do Panamá.

De forma inédita, o Governo do Estado enviará um representante à Conferência. O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, estará no Panamá para acompanhar a conferência. “O secretário Santini estará acompanhando as pautas do evento, que debate medidas de controle do consumo de produtos de tabaco no mundo, tendo em vista a relevância da agricultura familiar na produção de tabaco do estado do Rio Grande do Sul”, informou a assessoria de imprensa do secretário. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de tabaco em folha do Brasil. A relevância do produto para a economia gaúcha também pode ser dimensionado nas exportações: o tabaco é o segundo produto mais exportado no estado, atrás apenas da soja. Em 2023, as exportações de tabaco no Rio Grande do Sul movimentaram 2,29 bilhões de dólares.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido