Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, estaremos a exatamente um mês para que Venâncio Aires volte a respirar os ares de mais uma edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), no Parque Municipal do Chimarrão. O local já está sendo preparado com reformas e novas obras e, logo mais, as estruturas já vão começar a dar forma à festa com o sabor do rio grande. A programação já foi lançada e o trio de soberanas apresentou os trajes típicos e sociais. Falta muito pouco para a 17ª Fenachim.
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destaca que esta será a segunda festa da sua gestão, portanto, conta com a experiência prévia da Administração Municipal, Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim) e as comissões do evento. Segundo ele, a organização para esta edição já iniciou logo após o fim da programação da última festa. Dessa forma, se tem a certeza de um trabalho realizado com excelência, maturidade e objetivos bem traçados, o que colabora para o sucesso da festa.
O presidente da Fenachim, Vimar de Oliveira, explica que no próximo mês o Parque estará fechado, para a concentração das atividades de organização da festa. Cerca de 15 dias antes do início da programação, as estruturas devem começar a ser montadas, para depois receberem a organização de cada expositor. “A logística está bem encaminhada, agora é mais a parte estrutural e montagem de equipes”, afirma. Oliveira destaca que as equipes de segurança, limpeza e estacionamento já estão contratadas e a organização final se refere também aos pontos gastronômicos da festa. “A organização e o planejamento estão feitos, agora são mais ajustes e detalhes por fazer e checar”, completa.
Soberanas
O início da festa é aguardado por todos os venâncio-airenses, mas quem vive este momento de forma intensa são as soberanas da 17ª edição, a rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila. Marina destaca que o momento é uma mistura de sentimentos, emoções e pensamentos, pois já são cinco meses de reinado e, agora, vem a reta final de divulgação da festa.
“Estamos buscando viver intensamente cada momento e contribuir com a festa. A ansiedade é grande, tudo passa muito rápido, queremos que chegue logo, mas ao mesmo tempo, que passe devagar para aproveitarmos”, compartilha. Entre os destaques da edição, a rainha menciona a construção do galpão da Escola do Chimarrão, que além de homenagear Pedro Schwengber, o Pedrão, será um marco importante da edição de 2024. Ela também ressalta o retorno da Esquadrilha da Fumaça, que marcou a sua infância.
Larissa enfatiza a gratidão até o momento. “Tivemos a oportunidade de conhecer muitas pessoas, lugares, assim como tivemos a honra de crescer e evoluir, a partir de trocas e vivências partilhadas”, ressalta. Para a princesa, a programação da festa é completa, diversificada e vai agradar públicos de todas as idades. Ela dá enfoque, principalmente, aos shows nacionais, que são sempre os momentos mais aguardados.
Para Ana, a expectativa para a festa é de ser o momento de se aproximar e conhecer ainda mais a comunidade de Venâncio Aires e região. “Sinto que estou pronta para distribuir abraços e sorrisos por onde for e, com certeza, viver o meu grande sonho”, comenta. Entusiasta da tradição gaúcha, a princesa destaca a parte artística e tradicionalista da festa, além da valorização das agroindústrias e empresas.