Na manhã desta quarta-feira, 5, foram encerradas as atividades do abrigo coletivo do ginásio de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires. O local, que chegou a receber quase 100 pessoas no início de maio, estava com apenas 8 moradores, que foram realocadas no ginásio de esportes de Linha Mangueirão. Este, que ainda abriga 30 pessoas, seguirá até que todos estejam realocados.
Conforme a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, estas pessoas querem retornar para as casas em Vila Mariante. “O abrigo do Mangueirão seguirá até que todos estejam realocados (seja em suas casas, conforme a decisão das famílias e com a liberação da Defesa Civil) ou em alugueis sociais (que ainda estão em processo de escolher o imóvel ideal)”, completa.
Aluguel social
O grupo prioritário da Prefeitura de Venâncio Aires para receber o aluguel social, que eram os moradores que estavam em abrigos, já foi contemplado e 39 famílias receberam o auxílio. Agora, é iniciada a ajuda para quem está desalojado – que teve a casa considerada como inabitável –, e que, em boa parte, já alugou em outro local. “São 200 solicitações de aluguel social. Eles contrataram casas de forma direta e já trouxeram aqui para nós, para gente anexar no requerimento”, explica Camilla.