Passado um mês desde que o governador Eduardo Leite esteve em solo venâncio-airense para acompanhar a situação do município após a maior enchente da sua história, a reforma do Ginásio Esportivo e Recreativo Adelina (Gera), da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova, colocada como prioridade pelo Estado, segue ainda no papel. No entanto, a obra está próxima de acontecer.
Como explica o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Santa Cruz do Sul, o engenheiro Paulo Reis, os profissionais da 6ª Crop foram orientados a dar maior celeridade na atualização do projeto, trabalho que foi concluído e enviado para a Secretaria Estadual de Obras Públicas (SOP) há cerca de 10 dias.
“Já fizemos o projeto básico e a planilha orçamentária para a contratação da conclusão da reforma da Escola Adelina Isabela Konzen, a qual será executada por um parceiro, via programa Escola Melhor, Sociedade Melhor [da Secretaria da Educação]”, conta o subsecretário de Obras da Educação, vinculado à SOP, Vinícius Piccini. Ainda de acordo com a pasta, a execução via parceiro é mais rápida do que através de uma licitação tradicional. Neste momento, a secretaria está em negociações para contratação da empresa que realizará a reforma.
Relembre a situação do ginásio
O Gera está interditado há 10 anos. Em 2014, foi constatado risco de utilização do espaço e a necessidade de um estudo de solo para descobrir se seria válida a reforma. Em 2023, a escola foi contemplada no programa estadual Lição de Casa e recebeu R$ 326.834,94 para, enfim, resolver o impasse. No entanto, após seis meses de trabalho, a obra foi abandonada porque foram identificados outros problemas que também precisariam ser reparados. Naquela oportunidade, quando o telhado foi levantado, as paredes cederam. Dessa forma, foi necessário um aditivo de 25%, na casa de R$ 81,7 mil, para dar sequência ao serviço.
Neste ano, porém, a Escola Adelina ganhou especial atenção porque recebeu os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, localizada em Vila Mariante, fortemente atingida pela enchente do rio Taquari do mês de maio. Dessa forma, o educandário agora conta com 92 alunos a mais, o que aumenta a necessidade do fortalecimento estrutural. À época a secretária da Educação, Raquel Teixeira, que esteve com Leite em Vila Estância Nova, elencou o ginásio como prioridade: “Até pelo acolhimento, pela ampliação do tamanho da escola e principalmente por acomodar estudantes em tempo integral”, afirmou.