Já passou mais de um mês do início da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Venâncio Aires. Segundo a enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações da Capital do Chimarrão, Janete de Souza, a equipe avalia que a procura é baixa e, por consequência, cobertura e a adesão também. “Os pais estão com resistência maior à vacina. Ficamos na dúvida se falta divulgação, se os pais estão com receio ou se não conseguem trazer a criança e o adolescente para vacinar”, afirma.
A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, imuniza contra a doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O objetivo é reduzir complicações e ainda internações relacionadas à doença. Até o momento, foram aplicadas aproximadamente 200 doses do imunizante e mais de 600 ainda estão à disposição.
O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, portando documento com foto, caderneta de vacinação e também cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem vacinadas. Após receberem a dose, devem aguardar pelo menos 15 minutos para observação. A vacina pode ser feita mesmo que já se tenha contraído o vírus. No entanto, se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
- A vacinação ocorre somente no Setor de Imunizações, em anexo ao prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Aos sábados, será das 8h às 12h.
- 5.945 – É o número de crianças e adolescentes de Venâncio Aires que estão na faixa etária indicada para receber a vacina.