Foi um espetáculo a Noite Cultural realizada pelo Clube de Leituras na sexta-feira da semana passada, dia 13. Como mencionou o presidente do Clube, Telmo Kist, foi uma noite histórica em Venâncio Aires. No palco centenária do Clube, passaram nove apresentações, possibilitando à plateia desfrutar de diferentes manifestações artísticas: canções executadas por orquestras, músicas de diferentes estilos e em diversos idiomas, dança tradicionalista e alemã. Foi de encher os olhos!
Em meio às intensas obras de revitalização do Clube, ao longo dos últimos anos, a entidade retomou o protagonismo como promotora da cultura na Capital do Chimarrão. Exemplo disso é a Clube Orquestra Venâncio Aires, liderada pelo maestro Daniel Böhm, que tem se destacado pela qualidade do repertório e dos musicistas.
Ao mesmo tempo, a grande estrutura na rua Júlio de Castilhos tem voltado a ser referência para apresentações artísticas, com uma intensa programação – em 25 de outubro, ocorre o Festival Mais Bela Voz. Isso sem falar nas exposições de arte, sob liderança da professora Voní Eidt. A mais recente foi ‘O feminino no Clube de Leituras’, na semana passada.
Além de a 2ª Noite Cultural ser um indicativo dos bons novos tempos do Clube de Leituras, em termos de espetáculos, não restou dúvida sobre a qualidade e a diversidade cultural em Venâncio. Temos muito a nos orgulhar do trabalho que grupos e entidades desenvolvem na área artística.
O município tem talentos incríveis, no Musical Uninter, DTG Piazito da Tradição, Grupo Vocal Feminino Venâncio em Canto, Coral Ser Mais Feliz da CTA, Orquestra da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, Coral São Martinho de Vila Palanque, Grupo de Danças Frey und Froh, Coral Venâncio em Canto e Clube Orquestra Venâncio Aires, para citar os grupos que participaram do evento do dia 13. Isso sem contar outros tantos grupos de expressão cultural que existem na cidade e no interior.
Que esse valor da cultura venâncio-airense e todo seu potencial seja também uma prioridade dos governantes que serão eleitos no dia 6 de outubro. Com grupos tão bem estruturados e cheios de vontade de atuar, cabe à Administração Municipal fazer a sua parte: fomentar a cultura, garantir suporte às associações culturais para que desenvolvam seu trabalho e promover eventos para demonstração das mais diferentes manifestações artísticas. Cultura é alimento para a alma, é oportunidade para jovens e crianças, é qualidade de vida.
Publicações especiais
• A Folha do Mate deste sábado circula com dois cadernos especiais. O Nascentes, publicação mensal sobre a água, evidencia a importância das árvores para a preservação de rios e arroios. Entre os conteúdos que o leitor pode conferir está uma lista de espécies indicadas para mata ciliar e outras que não são adequadas para margens de cursos d’água. Informação importante, especialmente neste momento no qual se discute a importância da recuperação da mata ciliar destruída pelas enchentes deste ano.
• Também está disponível na edição de hoje suplemento de oito páginas, alusivo ao Dia do Contador, celebrado neste domingo, 22. O profissional tem atuação fundamental na assistência a empresas de todos os portes, além de pessoas físicas. No caderno é possível saber mais sobre a atuação de contadores de Venâncio Aires, na área pública ou privada, curiosidades e histórias de quem se dedica à área contábil.