Começaram na segunda-feira, 4, as inscrições para o vestibular de inverno do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). No câmpus Venâncio Aires, estão disponíveis 64 vagas para os cursos técnicos em Eletromecânica e Refrigeração e climatização, subsequentes ao ensino médio. As inscrições são gratuitas e ocorrem pelo site www.ifsul.edu.br/processoseletivo. Os candidatos têm até 20 de maio para fazer a pré-inscrição, e precisam confirmá-las entre os dias 21 e 26.
A exemplo de processos seletivos anteriores, metade das vagas é destinada a egressos de escola pública, por meio da Lei de Cotas. Podem concorrer pela reserva de vagas candidatos que cursaram todo o ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. A opção pelas cotas ocorre no ato da inscrição e não pode ser alterada, posteriormente. Se aprovado, o candidato terá que comprovar que se enquadra na cota, e pode perder o direito à vaga, caso isso não ocorra.
Constituída de 40 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física, a prova do vestibular de inverno está marcada para 15 de junho, às 9h, no câmpus do IFSul. Os aprovados ingressarão no instituto no segundo semestre de 2014.
Cursos – Com aulas à noite e duração de dois anos, os cursos técnicos em Eletromecânica e Refrigeração e climatização são opção tanto para estudantes recém- formados no ensino médio quanto para pessoas que já atuam na área. Ao longo do curso, os estudantes são capacitados para atuar dentro de empresas ou por conta própria, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho. Aulas práticas ocorrem nos laboratórios do câmpus, equipados com máquinas, ferramentas e kits didáticos das aulas estudadas. Além disso, no último semestre, os alunos realizam um estágio de 300 horas, que os aproxima da realidade do mercado de trabalho.
O curso de Eletromecânica tem como foco o setor industrial, contemplando as áreas elétrica, mecânica e de automação. O técnico em Eletromecânica pode atuar na manutenção de máquinas, dentro das empresas; como um prestador de serviços, consultor técnico e até mesmo desenhista. Já o curso de Refrigeração e climatização abrange a área doméstica, industrial e comercial. O técnico é capacitado para elaborar projetos de sistemas de refrigeração e climatização, executar e supervisionar a instalação e manutenção desses equipamentos. Também pode atuar na supervisão de equipes e assumir responsabilidade técnica (ART) sobre projetos e planos de manutenção e operação de equipamentos da área.
Reserva de vagas
O candidato que optar pela reserva de vagas, deve indicar uma das modalidades de cota:
L1 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L2 – Candidatos egressos de escola pública, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L3 – Candidatos egressos de escola pública, independente da renda;
L4 – Candidatos egressos de escola pública, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independente da renda.