Nesta sexta-feira, 25, é comemorado o Dia Nacional do Dentista, e, para marcar a data, estão sendo realizadas atividades de prevenção e cuidado da saúde bucal nas unidades de saúde em Venâncio Aires. Um exemplo foi o bairro Coronel Brito, que recebeu, ontem, uma programação especial como parte da 1ª Semana Municipal da Saúde Bucal. Durante o dia, os moradores do bairro puderam comparecer à Estratégia em Saúde da Família (ESF) Caic para avaliações de saúde bucal e orientações com profissionais da rede municipal de saúde. Também foram oferecidas instruções sobre técnicas corretas de escovação, uso do fio dental, dicas de prevenção de doenças e distribuição de kits de higiene bucal.
Segundo a cirurgiã-dentista Valquíria Martins de Brum, que atua no bairro Coronel Brito, a Semana Municipal da Saúde Bucal serve como um chamamento à população para focar na prevenção da saúde bucal e evitar problemas, além de promover a conscientização sobre hábitos saudáveis.
A profissional cita que entre os casos mais comuns atendidos estão as lesões de cárie em crianças. Com isso, Valquíria ressalta a importância de hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e ter cuidado com a frequência no consumo de doces. Ela ressalta a importância de as pessoas focarem no momento da escovação, concentrando-se na higiene, de preferência em frente ao espelho.
Na ESF Caic, as atividades da Semana Municipal da Saúde Bucal também contaram com a colaboração das agentes comunitárias de saúde Teresinha Hansen dos Santos, Livane Schwaikartt, Rosane Riedel e Otacilia Rasquinha, que decoraram o ambiente. Os atendimentos continuam hoje, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Tecla e, na sexta-feira, 25, com Unidade Móvel no Parque do Chimarrão. Ao todo, 25 dentistas da Rede Municipal de Saúde participam das ações.
“Saúde começa pela boca e reflete de forma integral”
Para o cirurgião-dentista Mauro Cordeiro Dornellas, que atua há mais de 19 anos na rede pública de saúde de Venâncio Aires, o trabalho de prevenção e cuidado é fundamental para o bem-estar da população. “A Semana da Saúde Bucal funciona como um alerta para o autocuidado das pessoas, mas é necessário que elas se envolvam. A saúde começa pela boca. Ela faz parte do corpo e reflete na saúde integral, influenciando na alimentação, no bem-estar emocional e psicológico”, explica.
Dornellas observa que as mulheres costumam procurar mais o atendimento e têm mais atenção aos cuidados com a saúde bucal do que os homens. “Também atendo pessoas com dor e destaco para os pacientes a importância de retornar ao dentista sempre que necessário e não somente quando estão com desconforto”, ressalta. De acordo com ele, o acompanhamento deve ser feito desde a infância.
“A saúde bucal precisa ser cuidada de perto, pois impacta na qualidade de vida. Se as pessoas não conseguem se nutrir bem, pode comprometer o organismo. A saúde bucal também interfere no bem-estar emocional e psicológico.”
MAURO CORDEIRO DORNELLAS
Cirurgião-dentista
Programação
Hoje, 24
UBS Santa Tecla – 8h às 16h
• Avaliações de saúde bucal e orientações para a população em geral
• Profissionais da rede municipal da saúde
• Entrega de kits de higiene bucal e folders
Amanhã, 25
• Unidade Móvel no Parque do Chimarrão – 8h às 12h
• Avaliações de saúde bucal e orientações na Unidade Móvel da Saúde para servidores
• Profissionais da rede municipal da saúde
• Entrega de kits de higiene bucal e fôlderes
• Música ao vivo com Luis Ruschel e auriculoterapia com Elaine Heissler
HÁBITOS DE HIGIENE BUCAL
- Escovar os dentes três vezes ao dia
- Uso do fio dental diário
- Escovar a língua para não ter mau hálito
- Realizar o autoexame bucal
- Hidratar e proteger os lábios com protetor solar bucal