A expectativa e a torcida do fim de semana dos dias 19 e 20 e da segunda-feira, 21, aos estudantes do Colégio Estadual Poncho Verde e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP), que participaram da etapa estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) 2024, se converteu em emoção e comemoração após os resultados alcançados pelos alunos. Todos os representantes de Mato Leitão no maior evento esportivo estudantil do estado voltaram para casa com medalhas.
Dos nove pódios, dois são de ouro, quatro de prata e três de bronze. A equipe feminina de voleibol do Colégio Poncho Verde é a campeã na categoria Juvenil e a estudante do 7º ano A da Emef Santo Antônio de Pádua, Mayane Francine Theisen, 13 anos, ouro no salto em altura na categoria Infantil. Além desse título, Mayane conquistou o terceiro lugar no salto em distância e a segunda colocação no revezamento 5×80 metros.
Para homenagear estudantes e professores, foi realizada uma carreata por alguns pontos do município no fim da tarde de segunda-feira, 21. A fase estadual do Jergs ocorreu no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, entre o sábado, 19, e a quarta-feira, 23. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, nesta edição, a de número 53, foi a primeira vez que a disputa de todas as modalidades ocorreu em uma única sede.
Participação
Em 2024, cerca de 2,3 mil atletas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) se reuniram para competir em nove modalidades: atletismo, basquetebol, bocha paralímpica, futsal, handebol, tênis de mesa, orientação, voleibol e xadrez, nas categorias Infantil e Juvenil. O Jergs é o evento mais antigo do programa esportivo realizado pela Secretaria da Educação (Seduc).
Os atletas da Emef Santo Antônio de Pádua viajaram para a Região Metropolitana acompanhados da diretora da instituição de ensino, Cátia Roberta Vogt da Rosa, e dos professores Jacson Richter, responsável pelas oficinas de atletismo, e Letícia Heinen. Já os alunos do Colégio Poncho Verde tiveram a companhia dos professores Luiz Fernando Henckes, Tatiane Richter, responsável pela equipe de voleibol, e Crisna Haas Franzen, representante da equipe diretiva.
Os estudantes de Mato Leitão receberam auxílio do Governo do Estado para pagar o transporte até Canoas e a Prefeitura da Cidade das Orquídeas fez o pagamento de diárias para colaborar com as despesas durante os dias de competição. Além disso, o Município disponibilizou colchões infláveis para serem usados no alojamento dos atletas.
“Poder festejar a conquista de diversas medalhas dos nossos alunos na etapa estadual do Jergs e com duas escolas do município, Poncho Verde e SAP, é muito emocionante. É resultado de investimento público em educação e esporte, é resultado do trabalho dos professores e equipes diretivas e é resultado da dedicação dos alunos e do apoio dos pais e da comunidade”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vera Beatriz Lermen Bohn.
Pódios
Emef Santo Antônio de Pádua
- Mayane Theisen: 1º lugar no salto em altura e 3º lugar no salto em distância Infantil
- Débora Haacke: 2º lugar no arremesso de peso Juvenil
- Mayane Theisen, Samara Silveira, Luísa de Azeredo, Vitória Padilha, Martina Jacobi e Maria Luiza Felisberto: 2º lugar no revezamento 5×80 metros Infantil
- Samara Silveira: 3º lugar no lançamento de dardo Infantil
Colégio Estadual Poncho Verde
- Equipe de voleibol – 1º lugar na categoria Juvenil Feminino
- Mateus Schwaikart: 2º lugar nos 80 metros Infantil
- Lavínia Richter: 2º lugar no salto em altura Juvenil Feminino
- Lavínia Richter, Yasmin Richter, Diani de Borba e Marina Griesang: 3º lugar no revezamento 4×100 metros Juvenil
Atletas e professores comemoram conquistas no Jergs
O sentimento de alegria pelas conquistas dos atletas mato-leitoenses nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) tem mexido com toda a comunidade, especialmente com as duas instituições de ensino com atletas premiados – o Colégio Estadual Poncho Verde e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP).
Aos 13 anos, a aluna do 7º ano A da SAP, Mayane Francine Theisen, conquistou a medalha de ouro no salto em altura categoria Infantil. A marca que lhe garantiu o título de campeã, dividido com outra atleta em razão de um empate, foi 1,43 metro. “Fiquei muito feliz. Acredito que seja resultado do meu esforço e dedicação aos treinos”, avalia.
A relação da adolescente com o atletismo iniciou de forma mais efetiva em setembro do ano passado, por meio das oficinas oferecidas na escola. Além dos saltos em altura e em distância, com os quais ela recebeu medalhas de ouro e bronze neste ano, ela também já contabiliza medalhas em diversas modalidades de corrida.
Nesta edição, por exemplo, também alcançou o vice-campeonato no revezamento 5×80 metros Infantil junto com Samara Silveira, Luísa de Azeredo, Vitória Padilha, Martina Jacobi e Maria Luiza Felisberto. A intenção da moradora do Canto dos Dresch, que é filha de Silvia Regina Dresch e Roger Fernando Theisen, é continuar se dedicando ao atletismo. E esse desejo é compartilhado por Samara, Luísa, Vitória, Martina, Maria e Débora Haacke, que também relatam a alegria que sentem pelas conquistas delas e das colegas.
Treinos
Para o professor de Educação Física Jacson Augusto Richter, que coordena as oficinas de atletismo no município, Mato Leitão alcançou algo histórico, tanto pelo número de alunos que participaram da etapa estadual do Jergs quanto pelo resultado de todos terem conquistado medalhas. “A cada etapa eles foram evoluindo e aumentando as marcas”, avalia.
De acordo com ele, as conquistas também estão relacionadas com o entendimento dos alunos de que é necessário dedicação. “É resultado deles aceitarem a ideia de treinar e se esforçarem, porque no atletismo se ganha e se perde nos detalhes”, observa. Inclusive, em dias de chuva, quando não era possível utilizar a pista de atletismo, os treinos aconteciam no auditório da escola.
“Temos um potencial muito grande e eles, agora, serão inspiração e exemplo para outros estudantes. Sempre apostamos no potencial que cada aluno mostra”, menciona. A intenção do professor é aumentar o número de estudantes envolvidos, inclusive das outras escolas do município, e competir em mais provas de atletismo, o que inclui o Jergs. Ele também almeja participação em competição nacional da modalidade.
A conquista do ouro no voleibol
Treinamento, dedicação e sintonia. Três pontos considerados importantes para que as atletas da equipe feminina de voleibol do Colégio Poncho Verde alcançassem a medalha de ouro na etapa estadual do Jergs. Capitã do time, a ponteira Yasmin Richter, 15 anos, destacou que grande parte das integrantes jogam juntas desde criança, quando participavam do projeto Minivôlei, realizado na escola.
As adolescentes se encontram todas as quartas-feiras à tarde para treinar. Mas em razão do Jergs, a frequência de treinos aumentou. A estudante atribui a conquista ao foco que todas as jogadoras tiveram durante todo o campeonato. “Nos concentramos em cada partida e somos uma equipe muito animada, principalmente fora de quadra. Também somos muito unidas. Sabíamos que não seria fácil, mas que tínhamos potencial”, conta.
Ela tem o desejo de seguir no vôlei. “Quero passar a vida jogando e minha torcida é que todas do time sigam também, nem que seja por lazer.” Ela ainda reconhece a importância dos familiares nesse processo. “Muitos familiares foram a Canoas nos assistir e foi muito emocionante ver eles da arquibancada. A família é o que o atleta mais precisa ter na vida”, salienta.
Yasmin também agradece o apoio do Colégio Poncho Verde e da professora Tatiane Richter, que treina a equipe há muitos anos. “Ela tem o vôlei vivo dentro dela e tenta passar isso para a gente”, acrescenta. A professora de Educação Física Tatiene Richter, lembra que o projeto Minivôlei iniciou em 2017.
Em 2022, boa parte desse grupo já havia conquistado o vice-campeonato estadual no Jergs. Com a saída de algumas atletas, a equipe passou por uma renovação, mas quase toda a equipe seguiu na competição neste ano. “Nos preparamos bastante. Mais perto da etapa estadual fizemos um intensivo, inclusive com alguns amistosos contra outras equipes”, relata Tatiane.
Ela ainda ressalta que a equipe estava muito preparada. “Foi resultado de muito esforço, dedicação das atletas e paixão pelo voleibol. Montamos estratégias de defesa que deram certo. É o reconhecimento pelo trabalho de muito tempo”, salienta.
A professora, que também é atleta, menciona que agora a equipe se dedicará e se preparará para participar da seletiva com escolas privadas para conseguir representar o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro de Voleibol Juvenil. As competições ainda não têm data.
Atletas da equipe de voleibol do Poncho Verde
- Sophia Machado da Rosa, Lavínia Richter, Yasmin Richter, Priscila Loise Theisen, Emilly Schmitt, Janaína Luísa Johner, Milena Haas Franzen, Marina Griesang, Sara Regina Freitag, Sofia Inês Sell, Amanda Sehn e Isadora Elis Stein.