Dedicar um momento do dia para doar sangue é algo simples e que pode fazer uma grande diferença na vida de alguém. Com o objetivo de mobilizar a comunidade venâncio-airense a praticar este gesto, a Folha do Mate promoveu uma ação na manhã de sexta-feira, 14, Dia Mundial do Doador de Sangue, para presentear os doadores.
Segundo a enfermeira responsável pelo Vital Banco de Sangue, Daiana Keller, a campanha de mobilização à doação de sangue é mais intensa em novembro, mês alusivo ao Dia Nacional do Doador de Sangue. Porém, pela primeira vez, o banco de sangue de Venâncio Aires aderiu à campanha Junho Vermelho, mês em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue.
“Toda a campanha tem um peso na educação, desta forma, conquistamos a fidelidade das pessoas e formamos grupos conscientes. Geralmente, durante as campanhas, surgem voluntários novos, que voltam a procurar o serviço com mais frequência”, comenta a enfermeira.
Ao encontro desta proposta, a Folha do Mate lançou uma ação para presentear os doadores que na manhã desta sexta-feira foram até o Vital Banco de Sangue. Os voluntários receberam uma edição do dia, um pacote de amostra de erva-mate, um copo e uma assinatura cortesia de 15 dias do jornal, entregue em casa.
Segundo a gerente de assinaturas, Jéssica Vogel Odo, é importante se manter engajado em ações voluntárias. “Mantemos esta parceria com o intuito de contribuir com o Vital Banco de Sangue, que necessita constantemente de apoio”, afirma.
A auxiliar de produção Ana Paula Zarth, 25 anos, já é doadora há dois anos. Geralmente, ela aproveita as férias para praticar esta ação. Desta vez, não foi sozinha ao Vital Banco de Sangue. Ana levou a irmã, Djenifer Luisa Zarth, 9 anos, para acompanhar o procedimento. “Acho importante mostrar para os mais novos que é preciso ter este olhar para o próximo”, salienta.
Para ela, estes valores devem ser repassados desde cedo. “Nosso pai também é doador, e isso nos motiva. Devemos nos mobilizar para ajudar a quem precisa”, destaca a moradora do bairro Morsch.
27
é o número de doadores que estiveram no Vital Banco de Sangue, na manhã de ontem, e participaram da ação da Folha do Mate.
Curiosidades
De 400 a 450 mililitros é a quantidade de sangue retirada por pessoa em cada coleta. O processo é simples e dura de cinco a dez minutos. Depois disso, o sangue total coletado passa por um outro processo para ser transformado em hemácias, plasma e plaquetas.
Durante a ação da Folha do Mate, os doadores preencheram seus dados para concorrer a uma cesta com brindes. O sorteio foi realizado na tarde desta sexta-feira e a contemplada foi Edenice Reckziegel.
REQUISITOS PARA SER DOADOR
1 Estar em boas condições de saúde
2 Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos
3 Pesar no mínimo 50 quilos
4 Estar descansado (ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas)
5 Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
6 Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial
7 Respeitar os intervalos para doação: homens a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.