Foi aprovado por unanimidade, em sessão plenária na tarde desta terça-feira, 18, o Projeto de Lei 67/2018, que institui a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Estado do Rio Grande do Sul, que será realizada anualmente, no mês de outubro, de forma itinerante, em municípios com expressão no cultivo de tabaco.
O projeto é de autoria do deputado estadual e ex-secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo (Progressistas) e o texto foi subscrito pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), e também por Elton Weber (PSB), Pedro Pereira (PSDB) e Edson Brum (MDB), além do atual deputado federal Marcelo Moraes (PTB-RS).
“O objetivo deste projeto é de valorizar os homens e mulheres que produzem tabaco no Rio Grande do Sul, um esforço de milhares de trabalhadores.”
ERNANI POLO – Deputado estadual e proponente
ARROIO DO TIGRE
Este ano, a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco será realizada em novembro, no município de Arroio do Tigre. A confirmação foi dada pelo secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho, em audiência realizada ontem com o deputado Adolfo Brito, o prefeito Marciano Ravanello, os vereadores Leandro Timm (Tigrinho) e Viviane Mergen, além de representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Sindicato Interestadual das Indústrias de Tabaco (Sinditabaco). O governador Eduardo Leite, também será convidado para o evento.
“A aprovação significa valorizar toda a cadeia produtiva e a região central contemplada por sediar o evento em Arroio do Tigre, durante o mês de novembro”, afirmou o deputado Adolfo Brito.