Hoje, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 26 anos. Em 1993, a instituição de ensino superior tornou-se universidade e passou a oferecer mestrado, doutorado, pesquisa e extensão, além de permitir o desenvolvimento de novos cursos nas áreas de Saúde e Engenharia, dando também maior visibilidade para a instituição.
Segundo o venâncio-airense Rafael Henn, vice-reitor da Unisc, a universidade tem dois pontos que procura sempre atingir: a qualidade de ensino em todas as áreas e a inserção da comunidade na instituição. “Temos uma forte participação comunitária, através de pesquisas, de atendimentos na área da saúde e do direito, que ajudam as pessoas de toda região”, comenta.
Ao completar 26 anos, a Unisc está estudando um projeto de modificação na administração, com intenção de melhorar e facilitar o atendimento para alunos e comunidade. Além do estudo de uma reinvenção pedagógica, voltado para criar ofertas mais atrativas, também com foco na empregabilidade dos alunos.
Outra novidade é a construção do hospital veterinário da universidade, em Linha Pinheiral, que conforme o vice-reitor, vai ter um grande envolvimento da região. “Pretendemos fazer parceria com prefeitura de Venâncio Aires para prestar serviços aos animais, além disso estamos fazendo convênios com várias cabanhas da cidade, para que os alunos façam atendimentos aos animais nas propriedades”, adianta.
Homenagem aos 50 anos de atuação na Unisc
Nesta tarde, acontece no campus central a solenidade de homenagem aos professores e técnicos administrativos da Associação Pró-ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que completam quinquênios neste ano.
Entre os homenageados está a venâncio-airense Luci Krämer, professora que completa 50 anos de trabalho na Unisc em setembro deste ano. Ela é a funcionária mais antiga da instituição e, atualmente, coordena o Centro de Educação Profissional (Cepru). “É a primeira pessoa da universidade que vai chegar aos 50 anos atuando aqui. É toda uma vida de trabalho e dedicação, ela é muito respeitada tanto dentro da Unisc quanto fora”, lembra Rafael Henn.
SOBRE A UNIVERSIDADE
-A Unisc completa, hoje, 26 anos como universidade. No entanto, somado o tempo no qual foi instituição de ensino superior são 57 anos de atuação na região. Os primeiros cursos oferecidos foram de Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia.
-Atualmente, são cerca de 11 mil alunos na universidade, sendo mais de 500 venâncio-airenses. No campus de Venâncio Aires são cerca de 200 alunos.
-Os cursos com maior número de alunos são Direito, Administração e Educação Física.
-Ao todo, são 72 cursos de graduação presencial e a distância, 40 de pós-graduação Lato Sensu, nove de mestrado, seis de doutorado, cinco cursos técnicos em Santa Cruz do Sul e um nos campus de Venâncio Aires e Montenegro.
-Entre os cursos mais recentes estão Biomedicina e Medicina Veterinária no campus sede, e a Psicologia e o Direito no campus de Montenegro.