Documentos e terreno para o Museu

Na sexta-feira da semana passada, 19, o prefeito Giovane Wickert (PSB), acompanhado do secretário municipal da Cultura e Esportes, Henrique da Silva, foi ao Museu para a entrega de documentos históricos do Município, encontrados no porão do centenário prédio onde funciona a secretaria, na esquina da Osvaldo Aranha com a Reinaldo Schmaedecke. Documentos da Câmara de Vereadores do início do século passado, mapas e outros documentos, como o título eleitoral do Coronel Thomaz José Pereira Junior, que foi eleito Intendente Municipal por três vezes e dá nome à Praça da Matriz.

O presidente do Núcleo de Cultura, mantenedora do Museu, Lúcio Rabuske, o vice Marco Simão, o tesoureiro Flávio Seibt, e o ex-presidente Dieter Knak, também trataram com o prefeito Giovane sobre a aquisição de uma fração de terreno nos fundos do Museu para possibilitar a construção de um prédio para abrigar acervo histórico. Flávio apoiou Giovane desde a campanha, com a promessa de ter este terreno. Ele já fizera isso em outros governos, sem sucesso. Wickert criou como opção a troca do terreno por um outro terreno público, como forma de resolver. Ainda não saiu negócio, mas na visita Giovane reafirmou a Flávio o seu compromisso.

Em sua página de rede social o prefeito escreveu assim: “Meu amigo Flávio, quanto orgulho do amor que tens pelo Museu de Venâncio Aires e tudo que fazes para manter viva a história da nossa cidade. Enquanto amigo sou teu fã, enquanto Prefeito teu apoiador. Estamos trabalhando para a compra do terreno dos fundos do Museu para que a nossa instituição possa crescer ainda mais!”

Coronel Thomaz Pereira

Nasceu em Santo Amaro, em 8 de junho de 1863. Depois de se dedicar a atividades rurais durante sua juventude, foi nomeado, em 1887, coletor estadual no município de sua procedência, função que exerceu até 1889. Com o advento da República, foi nomeado comandante da Guarda Cívica. Na condição de delegado de Polícia, foi enviado à frente de forças a Bento Gonçalves, Camaquã, Santa Vitória e Santo Amaro, a fim de que a ordem pública que havia sido alterada fosse restabelecida. Em 1892 foi nomeado tabelião de Venâncio Aires. Quando, em 1893, a estabilidade do regime sofreu ameaças, colaborou na defesa civil do município. Foi eleito três vezes Intendente Municipal.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido