A processadora de calcário Fida, com sede no município de Caçapava do Sul e filial em Pantano Grande, confirma a instalação de uma unidade em Venâncio Aires. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann.
Segundo ele, as tratativas para a vinda da empresa para o município vinham ocorrendo há diversos meses entre a direção da processadora e a Administração Municipal. A confirmação ocorreu na terça-feira, 30 de julho, durante reunião realizada em Venâncio Aires. Com a confirmação da instalação, a municipalidade começa a encaminhar os detalhes para a instalação da processadora.
Segundo Kaufmann, a instalação de uma unidade em Venâncio Aires vai proporcionar uma redução nos fretes do transporte do calcário desde a filial da empresa até o município. Com isso, acentua ele, será possível aumentar o número de cargas transportadas para beneficiar os produtores rurais. “O benefício também será estendido aos municípios da região que igualmente buscam o produto na unidade de Pantano Grande”, salienta.
INCENTIVO
Kaufmann frisa que estão sendo analisadas as questões legais em relação ao impacto ambiental que o investimento vai gerar na região onde ela será instalada. O secretário acentua que a municipalidade está tratando da instalação passo a passo e que meta é que até os meses de setembro ou outubro a empresa comece a se instalar.
“Por isso, nos reunimos com um dos diretores para finalizarmos e sanarmos etapas do assunto da programação para a instalação. Avançamos bastante e a ideia e que até o fim do mês de agosto, o projeto já esteja andamento para ser aprovado pela Câmara de Vereadores”, destaca.
“Estamos vendo todas as técnicas, os custos e a viabilidade econômica para esta empresa se instalar no município.”
ANDRÉ KAUFMANN – Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural
Segundo o secretário, a necessidade da aprovação do projeto pela Câmara se deve ao fato da empresa receber incentivos do Município, como a doação da área para ela se instalar. A previsão é que nos meses de janeiro ou fevereiro de 2020, a processadora esteja instalada e em funcionamento. Com isso, no próximo ano, a municipalidade vai poder beneficiar os produtores com o calcário que será processada pela unidade instalada no município.
LOGÍSTICA
A área para a localização da empresa ainda está sendo definida devido a questão logística. “Para nós, a logística é fácil porque vamos estar trabalhando com caminhão pequeno. Mas quando vem um caminhão da empresa trazendo o produto, precisamos nos preocupar com o acesso deste veículo até o depósito”, acentua.
Além do calcário, Kaufmann adianta que a empresa deverá trazer para Venâncio Aires outros produtos que fabrica como a argamassa e fertilizantes, que são específicos para a fumicultura. Além de baratear os custos para a distribuição do calcário aos produtores rurais, todo os produtos comercializados pela Fida, segundo Kaufmann, vão gerar impostos aos cofres públicos municipais.