Ocorre no domingo, 6, a eleição do Conselho Tutelar. Em Venâncio Aires, 21 candidatos concorrem a cinco vagas de titulares e cinco de suplentes. Seriam 22, mas, de acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), uma candidata optou por desistir do processo.
Como nas eleições gerais, qualquer pessoa com título de eleitor em dia poderá votar. O processo será realizado em urnas eletrônicas, das 8h às 17h, no ginásio da escola Cônego Albino Juchem. Até lá, os candidatos ainda podem seguir com sua campanha eleitoral, que se encerra no sábado, 5, e determina regras que devem ser respeitadas, já que a violação das determinações pode acarretar na cassação do registro de candidatura ou diploma de posse.
A posse e diplomação dos eleitos ocorre dia 10 janeiro de 2020.
RESULTADO
De acordo com edital do processo, o resultado da eleição será divulgado na segunda-feira, 7. Mas, com o período seguinte para prazos de impugnações, a proclamação do resultado final será no dia 21. “Cada urna emitirá a zerésima [relatório emitido pelo sistema de computação das urnas] e precisaremos somar os totais de cada urna. A comissão eleitoral do Comdica fará a apuração”, explicou a presidente do conselho, Juliane Weiss Niedermayer.
PAPEL
Conforme o Ministério Público, é papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Ou ainda quando tiverem os direitos ameaçados pela sua própria conduta, determinando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.
Débora Kist
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.