Foram 90 empresas, instituições, políticos e profissionais que receberam na quarta à noite o prêmio Preferência Real 2019, no Clube CTA, com a presença de quase 600 pessoas. A iniciativa é do Rotary Chimarrão, em parceira com a Caciva e Nupes/Unisc, que aponta as marcas e nomes mais lembrados do ano.
No meio político o cobiçado prêmio Político Destaque foi para o prefeito Giovane Wickert (PSB) que recebe pela quarta vez o prêmio. Em 2014 recebeu com empate técnico. Em 2018 também. Em 2017 e agora em 2019, recebeu o prêmio como 1º lugar, sem empate técnico que considera 5 pontos para baixo ou para cima.
Tive acesso ao gráfico da pesquisa dos políticos. O prefeito Giovane teve 23,1% de lembranças dos mais de 471 entrevistados no centro, bairros e interior. O ex-prefeito Airton Artus (PDT) teve 8,1%; o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) 6,8%; o ex-prefeito Almedo Dettenborn e o ex-vereador Jarbas da Rosa 4,2% cada um. O percentual maior, 35,7%, não soube responder.
Como Secretário Destaque receberam o prêmio André Kauffmann, do Desenvolvimento Rural, e Renato Golmann, da Infraestrutura e Serviços Públicos em empate técnico.
Como Vereador Destaque foram premiados em empate técnico Izaura Landim (MDB), Sandra Wagner (PSB) e Eduardo Kappel (PL).
Como Empresário Destaque o prêmio foi para Allan Kardec Nunes Bichinho, CEO da CTA Continental Tabacos e Walter Bergamaschi diretor da Venax Eletrodomésticos, empatados tecnicamente.
Cumprimentos a todos e aos demais premiados. O prêmio é fruto de trabalho bem feito.
Notinhas
* No sábado escrevi na coluna da minha satisfação em receber o prêmio Preferência Real, novamente, nas três empresas de que participo, Folha, Terra FM e Fisk Centro de Ensino. Na verdade são quatro prêmios, pois a Escola Gaspar Silveira Martins, onde faço parte da Mantenedora, presidida por Gilberto Bender, também recebeu o prêmio. Muito bom.
* No meio jornal a pesquisa mostra a Folha com 86,6% das lembranças, Gazeta do Sul com 0,6% e Correio do Povo com 0,4%. Outros 1,1% citaram outros veículos e 11% não souberam responder. Adiante.
* Seguidamente usamos fotos do prédio da Prefeitura em pautas da Folha sobre diversos assuntos da Administração. Pedi para não serem mais usadas as últimas fotos, tal a má impressão visual externa do Palácio Municipal. Tá mais do que na hora de uma reforma, ou pelo menos uma pintura.
* Nota da coluna de quarta sobre a soltura de Lula me rendeu reações. De leitores desgostosos, pois são defensores incondicionais de Lula, e de outros que viram ali traduzido exatamente o que pensam, aliás estes foram a maioria. Nas respostas reafirmei que os textos da coluna são de opinião pessoal. Eu tenho a minha e cada um tem a sua, o que respeito. Por outro lado, não abro mão da pluralidade na cobertura jornalística que é feita em todas as edições.
* Governador Eduardo Leite PSDB) encaminha para a Assembleia projeto de pesada reforma do Estado. A contenção de gastos com servidores é o principal foco, pois quase toda receita hoje já vai para pagar salários de servidores e inativos. Está sendo corajoso. Como Leite se elegeu afirmando que não seria candidato a reeleição, como fez como prefeito de Pelotas, vai enfrentar o desgaste do qual outros governadores fugiram. Pelo bem do Rio Grande.
* Professores estaduais protestaram ontem contra o pacote de Eduardo Leite, candidato que apoiaram no segundo turno em 2018 para não reeleger Sartori. E anunciam greve por tempo indeterminado, faltando menos de um mês para o término do ano letivo. O protesto pelo pagamento dos salários em dia é justo. Os maiores prejudicados serão os alunos. Pobre educação.
* Hoje é feriado. O 15 de novembro marca os 130 anos do fim do Império e da Proclamação de República pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Do Twitter
* GauchaZH: Professores da rede estadual ocupam Praça da Matriz em protesto contra projeto de Eduardo Leite.
* Exame: FMI vê chance de crescimento acelerar a partir do 4º trimestre no Brasil.
* O Globo: Dólar fecha em R$ 4,185, segunda maior cotação da História, com turbulência na América Latina.
* Veja: O dono dos segredos: família de Bolsonaro é citada em relatórios sigilosos obtidos por Toffoli.
* Exame: Com PEC da 2ª instância no Congresso, Lula inicia viagens pelo Nordeste.
* El País: Ciro reitera que não quer aproximação com o PT e afirma que o PDT fará aliança com PV, PSB e Rede para disputar as eleições 2020. “O que mais corrompe Lula é a bajulação”, disse.
* O Antagonista: Dias Toffoli pode tudo. Até quando?
* Eduardo Bolsonaro: Paulo Pimenta se comporta como chefe da milícia de Maduro no Brasil. Lamentável.
* Paulo Pimenta: De milícia essa família entende muito. De defender a democracia e a soberania, é com a gente!
* JRGuzzo: O STF, agora, virou polícia secreta de ditadura? Toffoli, o presidente que não pode ser juiz porque levou pau em dois concursos, pediu os dados fiscais de 600.000 cidadãos para “examinar.” Quando a Receita fez isso, legalmente, o STF mandou afastar dois auditores. É a anarquia.