Empresários de Venâncio Aires estão se mobilizando para retomar as atividades de suas empresas em breve. Por meio do WhatsApp, no grupo intitulado de ‘Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires’ – que neste momento já tem quase 100 integrantes -, os proprietários de estabelecimentos comerciais da Capital Nacional do Chimarrão trocam ideias e se articulam para levar ao prefeito Giovane Wickert o sentimento de necessidade de retomada dos serviços.
Os componentes do grupo têm a mesma opinião em relação ao funcionamento das empresas: ou se libera a operação, ou a crise financeira será muito pior quando vier a permissão dos governos, que no momento analisam medidas de combate à pandemia do coronavírus. Em Venâncio Aires, desde ontem à noite, somente podem operar estabelecimentos classificados como serviços essenciais, em especial os ligados à alimentação e saúde.
As tratativas seguem e, nos próximos dias, é possível que o grupo inicie uma pressão junto ao Município. Todos dizem compreender a atual situação e defendem que as medidas de prevenção à Covid-19 devem ser mantidas, mas acreditam que o momento é de ter cuidado em paralelo com o funcionamento de seus negócios. Uma das hipóteses ventiladas pelos empresários é buscar apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) para a iniciativa, como forma de ter à frente da mobilização uma entidade representativa.