Uma receita feita à moda antiga por Lovane Stein, 61 anos, recheia a coluna deste sábado e relembra a cozinha de nossos antepassados. O doce ‘Merengue com amendoim’, fez parte do concurso de culinária ‘Sabores de Palanque, realizado juntamente com o projeto da Folha do Mate, Folha Cidadania, realizada no 6º Distrito.
Dona Lovane apresentou, na noite de 29 de abril, a sua receita que foi degustada juntamente com as demais. Ela também trouxe, para algumas pessoas, lembranças da infância quando o nosso forno de assar pão era a tecnologia de ponta, especialmente, nas comunidades do interior. O que atualmente tornou-se ‘relíquias’. Entretanto, tem seu lugar especial, ainda, entre pessoas que apesar dos avanços mantém as raízes ligadas à tradição. E com isto, nestes fornos de barro, assam, além do ‘pão nosso de cada dia’, outras deliciosas receitas.Moradora de Vila Palanque, aposentada, Lovane, conta que gosta de fazer receitas diferentes. “Esta receita ainda é à moda antiga”, destaca. Reforça que costuma fazer o pão no forno de pedra e no momento que retira os pães, coloca as formas com os merengues. E o resultado está aí. Ainda mais recheado com amendoim – deixa um gostinho de quero mais.Agradecemos a participação de dona Lovane, ela que é casada com Hardi Stein, mãe de dois filhos. Entre as suas preferências gastronômicas,ainda destaca que o pudim está na lista de sobremesas. Um forte abraço à família e à comunidade escolar da Escola Frida Reckziegel, local que recebeu o projeto da Folha do Mate.
INGREDIENTES- 1 Copo ou xícara de claras (uma medida)- 2 medidas de açúcar- 300 gramas de amendoim torrado, limpo e um pouco triturado- Açúcar colorido para enfeite
MODO DE PREPAROColocar as claras e o açúcar em uma panela e levar ao fogo, mexendo sempre até ficar bem quente, até aparecer placas esbranquiçadas.Colocar na batedeira até dar ponto de merengue. Depois de pronto colocar o amendoim. Pode-se colocar mais ou menos amendoim, fica a critério de cada um.Untar uma forma e ir colocando o merengue, formando-os. Enfeitar com açúcar colorido.Depois de retirar o pão do forno, coloca-se as formas. Deve-se ter o cuidado de retirar o resto das brasas do forno. O merengue, que vai secando, leva cerca de 3 a 4 horas para ficar no ponto. O importante é quebrar ‘um’ para apurar o ponto. Do contrário, deixa-se mais tempo.Feito por: Lovane Stein (foto)
Curiosidade: Para bater as claras, as pesquisas destacam que se dê preferência às tigelas de cobre, vidro ou louça, pois as de plástico ficam oleosas com o passar do tempo e a gordura não deixa as claras crescerem. Para que o merengue de uma torta não encolha no forno, espalhe-o sobre o recheio quente, vedando bem as bordas. O merengue, também conhecido como suspiro, conta-se que fora inventado por freiras italianas em 1881 e outros afirma que sua origem foi na Suíça. (fonte: pesquisas diversas)