Brasil perde para a altitude e para a Bolívia
Brasil perde para a altitude e para a Bolívia (Foto: @rafaelribeirorio/CBF)

A derrota da Seleção Brasileira por 1×0 para a boliviana, na noite desta quarta-feira, 9, marcou o última rodada das eliminatórias da Copa 2026. Vindo de uma vitória sobre o Chile e classificado, o Brasil do técnico Carlo Ancelotti não conseguiu passar por uma Bolívia desacreditada, que venceu apenas cinco jogos de 17, mas que buscava uma vaga na repescagem. E conseguiu, no resultado combinado de Venezuela 3×6 Colombia.

Jogando numa altitude de 4,1 mil metros acima do nível do mar, no Estádio Monumental El Alto, e motivado pela torcida, a equipe anfitriã começou tocando a bola no campo adversário e chutando em direção ao gol. Na defensiva, o Brasil tentava subir. Mas a pressão, no primeiro tempo, foi toda boliviana, exigindo várias defesas do goleiro Alisson.
Nos últimos cinco minutos do tempo preliminar, os brasileiros ainda chegaram à área adversária, mas sem oferecer riscos à equipe da casa. Até que, nos acréscimos, o árbitro marcou pênalti de Bruno Guimaraes no lateral Roberto Fernandez, após revisar o lance no VAR. Miguelito bate: Bolívia 1×0 Brasil.

O segundo tempo não foi diferente. Bolívia começou atacando. O Brasil tentou reagir, mas permaneceu a maior parte do tempo na defensiva, inclusive com os bolivianos levando perigo à área de Alisson, que fez importante defesa nos minutos finais, num cabeceio forte de Algarañaz. Nos acréscimos, o time brasileiro subiu mais e até teve alguma chance de lançar a bola na área, mas sem resultado. Em fim da partida, os bolivianos comemoraram a passagem para a repescagem.

O Brasil jogou com Alisson, Vitinho (Marquinhos), Alexsandro, Fabrício Bruno e Caio Henrique, Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, Samuel Lino (Estevão), Luiz Henrique (Raphinha) e Richarlison (João Pedro). A Bolívia do técnico com Lampe, Diego Medina (Yomar Rocha), Luis Haquin, Morales, Terceros, Enzo Monteiro (Algarañaz), Paniagua, Robson Matheus, Villamil, Ervin Vaca (Héctor Cuéllar) e Roberto Fernandez.

Os demais resultados da noite foram Argentina 0x1 Equador, Paraguai 1×0 Peru e Chile 0x0 Uruguai.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.