
Rio Grande do Sul - Conquista reforça o Hospital como referência em boas práticas assistenciais e de gestão em saúde
O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, conquistou o Nível 2 de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O resultado coloca a instituição entre as principais referências em saúde.
A certificação Nível 1 ocorreu em janeiro de 2022. Desde lá, o hospital vem investindo em tecnologia, infraestrutura e na equipe, como esforço à visão estratégica da instituição. A obtenção do Nível 2 reflete a superação de mais de 80% dos rigorosos padrões estabelecidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).
A avaliação foi conduzida por especialistas do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), entre 9 e 11 de dezembro de 2025. Na instituição, os profissionais foram acompanhados por equipe organizada pelo setor de Qualidade, conduzida por Anna Paula Linde Prates e Elaine da Silva, que comemorou a conquista: “com o Nível 2 assumimos o compromisso permanente de sustentar e fortalecer as práticas estabelecidas a partir dos critérios apontados e identificados na nossa avaliação”.
Anna Paula reforça que alcançar esse reconhecimento traz como responsabilidade avançar no desenvolvimento interno, qualificar processos, executar o planejamento estratégico com disciplina e ampliar, de forma consistente, o envolvimento das equipes. “O cuidado com as pessoas é uma construção coletiva. Esse movimento precisa ser compreendido como corresponsabilidade de todos, integrando cultura, atitudes e decisões do cotidiano, e não como uma exigência formal ou burocrática”, conclui.
Com a conquista do Nível 2, o Hospital Ana Nery passa a ser Acreditado Pleno. Significa que, além de atender critérios de segurança do paciente, a Instituição demonstra uma gestão integrada, na qual os processos de melhoria contínua acontecem harmoniosamente, com comunicação plena entre as atividades.
O superintendente da instituição, Gilberto Antonio Gobbi, ressalta que a certificação ONA Nível 2 é o coroamento de todo o processo de atendimento que prestamos aos pacientes, tendo a humanização e o respeito como pilares da cultura de acolhimento. “Esses valores, aliados às melhores práticas assistenciais e à segurança do paciente, resultam em um atendimento harmonioso, benéfico e centrado no cuidado integral”, define.
Pontos fortes da avaliação
- Engajamento Institucional: direção e colaboradores demonstram receptividade, adesão e participação no processo de certificação;
- Investimentos e Infraestrutura: destaque para o acelerador de partículas acoplado ao equipamento de radioterapia;
- Comunicação, Acessibilidade e Humanização: projeto Posso Ajudar atende jovens aprendizes, por meio de ‘hand talk’ – ferramenta para comunicação com pacientes surdos – e disponibilização de óculos de realidade virtual;
- Participação Comunitária: vínculo com a comunidade por meio de organizações e produtos;
- Segurança do Paciente e Práticas Assistenciais: unidade de tratamento intensivo (UTI) com boas práticas e atuação multidisciplinar: round diário, visita estendida e infantil.