
Mato Leitão - O ano letivo de 2026 está na eminência de começar. Após o período de Carnaval, no dia 23, alunos da rede municipal retornam às aulas. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto mobiliza seus profissionais, começando pelas equipes diretivas, que participaram de encontro no auditório do Centro Administrativo, na sexta-feira, 6.
Conforme a diretora pedagógica da pasta, Simone Silberschlag, no encontro com diretoras, vices, orientadoras e supervisoras das escolas municipais de educação infantil Vó Olga e do ensino fundamental Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua, foram abordados questões de gestão, liderança, empatia e organização administrativa e pedagógica. As próximas atividades estão agendadas para os dias 18, 19 e 20.
Na quarta-feira, 18, a partir das 13h, todos os professores da rede municipal participam de formação pedagógica sobre ‘Olhar sobre o TEA [Transtorno do Espectro Autista] no contexto educacional’. O encontro ocorre na sede do CTG Querência da Mata, no Parque Municipal Vivaldino Guterres de Carvalho, na Vila Santo Antônio. Participam profissionais das áreas de assistência social, neurologia, terapia ocupacional e psicologia do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (CRR/TEA) do Vale do Rio Pardo. Ligado ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), integra e segue princípios do programa TEAcolhe, do Governo do Estado.
Nos dias 19 e 20, cada escola promoverá suas reuniões administrativas, pedagógicas, de planejamento e entrevistas com pais que matricularam seus filhos, especialmente na educação infantil. A Secretaria também está concluindo o processo de seleção de professores temporários. O ano letivo terá 201 dias. Simone calcula que o número de alunos possa chegar a 570.