Prédio está concluído e deve ser inaugura no início de 2026
Prédio está concluído e deve ser inaugura no início de 2026 (Foto: AI Prefeitura)

Mato Leitão - A parte de alvenaria, aberturas e pintura do prédio da Brigada Militar (BM) está concluída. Mas, para que o 5º Grupamento de Polícia Miitar (5º GPM) de Mato Leitão entre em funcionamento na nova sede, falta concluir a rede de internet, parte da instalação da mobília, fachada de identificação e alguns detalhes, como instalar condicionadores de ar e torneiras nos sanitários. O sargento Douglas Costa acredita que ato inaugural deva ocorrer em janeiro ou fevereiro, com presenças de autoridades locais e representações do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO-VPR) e da 30ª Companhia da BM (30ª CIA/BM) de Venâncio Aires.

Costa informa que parte da mobília, já instalada, foi feita sob medida. Novos eletrodomésticos também foram adquiridos. Parte do material de trabalho também está no prédio, mas acredita que a mudança definitiva ocorrerá em breve e basicamente se dará pela transferência de computadores e demais equipamentos eletrônicos. Para definir data da inauguração, explicou que também depende de conciliar as agendas do prefeito Arly Stöhr e do alto comando regional.

Desde julho de 2024, quando se iniciou a demolição do antigo posto, o grupamento ocupa parte do prédio ao lado, onde funcionaram o posto de saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Além do prédio, outros pleitos também foram encaminhados pelo 5º GPM, como a aquisição de uma nova viatura. Para isso, busca mobilizar parceiros como o Sicredi, por meio do Fundo Social, recurso financeiro criado em 2018 para apoiar entidades regionais.

Recentemente a corporação adquiriu armas novas, via Conselho Pró-Segurança Pública de Mato Leitão (Consepro) e Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) do Governo do Estado.

Atraso

Prevista para fins de abril deste ano, a construção do prédio do 5º Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Mato Leitão foi prorrogada por mais 120 dias. Um dos motivos do atraso, à época, foi a necessidade de alterar o projeto, em função de complicações verificadas no solo. Com a mudança do cronograma, a previsão de entrega passou para outubro, mas acabou se estendendo em função de alguns detalhes, em especial a rede de internet, que viabiliza o funcionamento do sistema de videomonitoramento do município.

A sede do 5º GPM está situada na rua Leopoldo Aloisius Hinterholz, no mesmo terreno onde a Brigada Militar (BM) atendia anteriormente. O investimento foi superior a R$ 400 mil, com recursos próprios da Prefeitura. O prédio tem pouco mais de 160 metros quadrados, com acessibilidade. Dispõe de garagem coberta para duas viaturas, recepção, salas de comando, de reuniões, de monitoramento e de equipamentos, arquivo morto, copa, lavanderia e dois dormitórios.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.