
Mato Leitão - Uma semana depois de última sessão extraordinária, a pedido do prefeito Arly Stöhr (Flecha), o presidente do Legislativo de Mato Leitão, Selson Kirch (PDT), convocou os vereadores para mais uma reunião antes do início do ano legislativo. O objetivo é votar dois projetos do Executivo, encaminhados em regime de urgência. Um altera a lei que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Poder Executivo Municipal (3.218/2023). A outra proposição ratifica e homologa alteração do contrato que o município tem com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
No projeto do plano de carreira, o Executivo inclui cargos de Agente de Controle Interno e Atendente de Farmácia para atuar em 40 horas, Enfermeiro para 30 horas e Técnico de Enfermagem para 20 horas. Se aprovado, os vereadores também autorizarão a criação de novos coeficientes de padrão de classe, especificamente para Agente de Controle Interno e Enfermagem, e possibilitam ao Executivo a realizar novo concurso público para preenchimento das novas categorias funcionais.
O gestor de Governança, Carlos Alberto Bohn, confirma que o projeto antecede o concurso público, que preencherá cargos atualmente contratados em caráter temporário. “O projeto define os cargos, requisitos para preenchimento, atribuições, carga horária, vencimentos etc”, complementa. Considerando a previsão de contratação para o segundo semestre, a estimativa é de acréscimo de pouco mais de R$ 124 mil no orçamento do município para 2026, a ser pagos pelo Gabinete do Prefeito e Secretaria Municipal de Saúde. Em 2027, ultrapassará R$ 255 mil.
Cisvale
Com relação ao projeto do Cisvale, na justificativa do projeto, Flecha explica que a alteração diz respeito à expansão do quadro associativo, aprovada em assembleia geral, em dezembro de 2025. Desta forma, formaliza a integração dos municípios de Butia, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.
Stöhr também chama atenção para a importância do Consórcio em ações nas áreas de saúde, meio ambiente, inspeções sanitárias, licitações e outros.
A sessão extraordinária foi convocada para as 19h da próxima quarta-feira, 18.
Troca de partido

A eleição de Selson Kirch à presidência da mesa deixou feridas abertas na bancada da situação e no PDT. O vereador José Eliseu Rodrigues da Silva (Zéca) não esconde a mágoa por ter a vontade de dirigir a Mesa Diretora em 2026 preterida. E, para completar a situação que não anda fácil nesta relação, uma das lideranças do PL no município publicou, no dia 6 de fevereiro, foto com o pedetista. Antônio Pereira da Silveira ainda comentou: “conversa boa”.
Questionado sobre a postagem, Zeca disse que a foto é antiga, mas não descartou a possibilidade de trocar de partido. Muito pelo contrário: “sim, tem e há possibilidade. Fui o vereador mais votado pelo PDT, 50 votos a mais que o segundo eleito, e fui trapaceado por ele em relação a presidência da Câmara”.