
Passo do Sobrado - O prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, demonstra bastante otimismo com a proposta de criar um centro especializado, para atender crianças com transtornos do espectro autista (TEA). A ideia, segundo ele, é aproveitar a estrutura existente em Rincão de Nossa Senhora, onde funcionou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes e cujas atividades encerraram ao fim do ano letivo de 2025.
A proposta começou a ser ventilada na etapa final da primeira gestão de Thiesen, depois do último concurso público realizado pelo Executivo. Conforme o prefeito, na época, professores da rede vinham relatando casos de crianças com dificuldades de aprendizagem. A partir da contratação do neuropsicólogo Daniel Boni, a Secretaria de Educação também vinha identificando casos de TEA e de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no município, o que deixou especialmente os profissionais da edução em alerta.
Para oferecer um atendimento adequado e personalizado a essas crianças, ainda ao fim do mandato anterior, Thiesen chamou outros especialistas aprovados no processo seletivo para atenderem na Secretaria Municipal de Educação. Logo, se observou a necessidade de um espaço próprio, amplo e com estrutura necessária para consultas, avaliações e acompanhamentos nas áreas de terapia ocupacional, assistência social, fonoaudiologia, neuropsicologia, psicologia e nutrição, incluindo música, lazer e esporte.
A ideia de oferecer espaço adequado a essas crianças surgiu nas primeiras reuniões da equipe. Mas, a proposta de transformar a escola Nossa Senhora dos Navegantes em centro especializado foi apresentada e aprovada durante encontro do chefe do Executivo com professores da rede. O educandário situado na área rural, há poucos quilômetros do centro, passaria a atender apenas dez estudantes em 2026, do 1ª ao 5º anos. E, como dispõe de excelente estrutura, incluindo quadra esportiva e pracinha, o local foi considerado o mais apropriado para atendimento especializado.
O próximo passo foi reunir-se com a comunidade para comunicar a decisão. Alguns pais, segundo Thiesen, demonstraram apreensão, mas logo a ideia foi bem recebida. Os estudantes da escola Nossa Senhora dos Navegantes foram transferidos para a Escola Estadual Alexandrino de Alencar, no centro.
Agora, Thiesen explica que o governo prepara o processo de licitação para reforma da extinta escola municipal e sua adequação para centro especializado para crianças autistas. “É um projeto que vai trazer qualidade em termos assistenciais”, afirmou. A primeira-dama e secretária de Governo, Catiane Haas, calcula de o serviço iniciará com um público aproximado de 100 crianças.
Equipe multidisciplinar
Terapeuta ocupacional Sinara Giordani
Assistente social Cláudia Nunes
Fonoaudiólogas Neriane Rigon e Gabriela Baal
Neuropsicólogo Daniel Boni
Psicólogas Paloma Dettenborn e Cristiane Müller
Professor de música Carmo Rosa
Nutricionista Keli Pereira Soares