
Passo do Sobrado - Projeto de lei que declara Passo do Sobrado como Capital Estadual da Festa do Búfalo foi apresentado pela deputada estadual Silva Covatti ao fim de 2025. Sob o número PL 413/2025, atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça. Por meio de sua assessoria de imprensa a parlamentar observa que a proposição é um reconhecimento à Festa do Búfalo, à Expofeira, que ocorre paralelamente, e ao município. “Passo do Sobrado construiu, com trabalho e identidade, uma história forte em torno da Festa do Búfalo, que hoje movimenta a economia, valoriza o produtor rural e projeta o município para todo o Rio Grande do Sul”, observou.
A assessoria da deputada lembra que todo projeto passa, obrigatoriamente, por duas comissões para serem aprovados. Alguns têm aprovação conclusiva. Os demais vão para votação no plenário. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem a competência de apreciar todas essas proposições que tramitam na Assembleia, sob aspectos constitucional, legal e jurídico. Por enquanto, não há previsão de distribuição à relatoria, até que ocorra a primeira reunião do ano, que é semanal, sempre às terças-feiras, a partir das 9h.
Silvana explica também, por meio de nota, que, ao declarar Passo do Sobrado Capital Estadual da Festa do Búfalo, o Estado reconhece um evento que gera emprego, renda, turismo e que fortalece a bubalinocultura. “É uma festa que nasceu da comunidade, cresceu com o esforço dos produtores e hoje é patrimônio cultural e econômico da nossa gente. Esse título é justo, merecido e olha para o futuro do desenvolvimento regional.”
O projeto, encomendado pela gestão Edegar Thiesen/Jandir Thisen, valoriza a cadeia de proteína animal, especialmente o segmento da bubalinocultura, e fomenta o turismo, a economia e a cultura. Na justificativa, Silvana lembra que, em 2024, a nona edição do evento e a 7ª Expofeira atraíram mais de 20 mil pessoas ao complexo da Comunidade Católica Nossa Senhora do Rosário. Cita, também, Passo do Sobrado como um dos maiores criadores de búfalos do Estado, com rebanho que ultrapassa 2 mil cabeças.
Preparativos
Em 2026, para marcar os 34 anos de Passo do Sobrado, a 10ª Festa do Búfalo e a 8ª Expofeira ocorrerão em duas etapas: de 12 a 15 e de 20 a 22 de março. Entre as atrações do evento, estão confirmados a Equipe César Paraná Rodeios e, na sequência, o show de Kauê Brixner para o dia 12, com ingressos gratuitos.
A rainha da Festa, Amanda Larissa Kroth, e as princesas Maria Eduarda Mello Machado e Stéfani Fischer estão trabalhando na divulgação do evento e participando de visitas a entidades, empresas e associações, visando a busca de patrocínios. Na semana passada, a Prefeitura iniciou a venda dos espaços da feira e da área de alimentação. Interessados em adquirir estandes ou mais informações pode contatar pelos telefones (51) 99822-6073, 99992-6889, 98049-5721 e 99989-4512.