Aparelho foi testado e será utilizado para evitar abusos
Aparelho foi testado e será utilizado para evitar abusos (Foto: Claudio Froemming)

Vale Verde - Buscando controlar o abuso de som alto no balneário Monte Alegre, Prefeitura de Vale Verde e Associação dos Protetores do Balneário adquiriram um decibelímetro, que mede os decibéis de qualquer tipo de sonorização. O aparelho será usado para inibir ou acabar com o abuso de som alto, principalmente no período noturno, após 22h.

Para deixar os veranistas conscientes da fiscalização, placas foram distribuídas pela área de camping do balneário, informando sobre limitação de som alto e a lei que rege as regras. Segundo o prefeito Ricardo Froemming, o objetivo não é proibir quem quer escutar música, por exemplo, mas controlar excessos e abusos. “Esperamos nem precisar usar este aparelho. Para isso, contamos com o bom senso dos frequentadores. Mas em casos de excessos, teremos que agir e usar o decibelímetro como prova de infração. A última instância será uma denúncia à Brigada Militar, que pode prender o som e atuar quem se negar a baixar o volume quando solicitado”, explicou o chefe do Executivo.

O presidente da Associação, Alcione de Borba (Graxa), destaca que a ideia não é boicotar a música, mas controlar abusos. Segundo ele, enquanto alguns querem festa e diversão, outros preferem o descanso e o silêncio. “Ambos têm direitos, mas mantendo limite, bom senso e horários”, afirmou.

(Fonte: AI Prefeitura)