
Venâncio Aires - Na manhã deste sábado, 31, a Travessa São Sebastião Mártir foi palco da campanha Janeiro Branco 2026, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com objetivo de promover a saúde mental da população. Entre 8h e 11h30min, a comunidade venâncio-airense teve oportunidade de conhecer e se beneficiar com as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Jurandir Brassiane Luccas e a esposa Jane Maria Silva, por exemplo, nem sabiam que esse tipo de terapia holística tem cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

O casal de Picada Mariante, acompanhado do filho Gabriel, de 10 anos, aproveitou alguns minutos de bem estar para relaxar por meio do reiki, da auriculoterapia e da reflexologia, oferecidas por profissionais credenciadas junto à Saúde do Município. “Gostei muito”, disse o aposentado. “Foi maravilhoso! A gente se sente mais leve”, complementou Jane. Marido e esposa vieram para a cidade especialmente para participar da ação. Usuários de serviços habituais oferecidos pela Secretaria, agora, informados sobre as Pics, acreditam que se utilizarão das terapias holísticas com mais regularidade.
A terapeuta Claudete da Luz (reiki), que atuou em conjunto com Suellen Benaventana (auriculoterapia) e Ghiesa Marques (reflexologia), explicou que os serviços são oferecidos pelo SUS e encaminhados através das unidades de saúde básica do município. Além das Pics, durante a manhã também foram oferecidas oficina de dança, conduzida por Lucas Brown, música ao vivo com integrantes do Caps, sob orientação de Luiz Ruschel, e pintura de mandalas. A Secretaria ainda disponibilizou unidade móvel e equipe para serviços de aferição de pressão arterial e hemoglicoteste (HTG), atendimento de assistente social e distribuição de material educativo.
