
Júlia Schroeder Bald Klein assumiu o lugar que foi de Almir Osmar Lemos por mais de 30 anos. Local passa a se chamar Tabelionato Venâncio.
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
A história do tabelionato localizado no prédio de número 730, na rua Júlio de Castilhos, bem no Centro de Venâncio Aires, começou um novo capítulo na sexta-feira, 2. Desde essa data, está sob a responsabilidade de uma nova titular: Júlia Schroeder Bald Klein assumiu como tabeliã, cargo que, por mais de 30 anos, foi de Almir Osmar Lemos.
É o nome de Júlia que constará, a partir de agora, em documentos diversos, como cópias autenticadas, reconhecimento de firma (assinatura), escrituras públicas de compra e venda, doações, inventários, divórcios e de união estável, por exemplo. A tabeliã é natural de Lajeado, mestre em Direito e tem três especializações: Direito Notarial Registral, Direito Civil Imobiliário e Direito Processual Civil. Ela assumiu por concurso público, certame organizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e que teve cinco etapas – começou em 2019 e terminou em 2025. “Nosso grande propósito, com a nova gestão, sob minha titularidade, é trazer mais celeridade, inovação, eficiência e um serviço de qualidade que a comunidade de Venâncio merece”, destacou, durante entrevista ao programa Folha 105 1ª Edição, da Rádio Terra FM, na terça-feira, 6.
Mudança de endereço ainda em 2025
Ela explica que o cartório funciona como uma empresa, onde há o serviço público delegado, em que ela recebe a função pública, mas a gestão é privada. Por enquanto, os serviços seguem no mesmo endereço, na quadra entre as ruas General Osório e Jacob Becker, mas já com o nome Tabelionato Venâncio. No segundo semestre, deve acontecer a mudança de endereço. “Vamos para uma nova sede. Será na mesma rua, mas quatro quadras adiante, em direção ao Centro. Entre setembro e outubro já devemos estar instalados. Queremos trazer uma nova imagem, pautada na ética, na inovação, na tecnologia, na eficiência e na qualidade para a comunidade.”
Entre as novidades que Júlia deseja fomentar no município, é o aplicativo e-notariado. “Com ele se consegue realizar todos os atos dos tabelionatos de notas no celular. Queremos implementar a fomentar o uso desse aplicativo.”

Atendimento
Desde a nova gestão, mais duas pessoas foram contratadas e são atuais nove colaboradores. Com a troca de endereço, Júlia Schroeder Bald Klein acredita que a equipe pode aumentar mais ainda, para dar conta da demanda. Segundo ela, entre os serviços mais procurados estão o reconhecimento de firma, a cópia autenticada e as escrituras públicas de compra e venda.
Pensando na necessidade da comunidade, já que muitos trabalham em horário comercial, o tabelionato alterou o horário de atendimento. A partir de agora, não fecha mais no intervalo do almoço e atende direto entre 8h30min e 17h, de segunda a sexta.
Você sabia?
Cada documento e nota emitidos pelo tabelionato têm os preços de acordo com uma tabela estadual. Por isso é comum ter valores não arredondados, com vírgulas, na casa dos centavos. “ É uma tabela fixada pelo Tribunal de Justiça do Estado. Hoje se a pessoa lavrar uma escritura pública em Venâncio, vai pagar os mesmos valores que em outra cidade”, explicou Júlia. No Tabelionato Venâncio, as formas de pagamento podem ser feitas com dinheiro ou Pix. Mas a tabeliã adiantou que já está em tratativas para oferecer a opção do cartão de crédito.
Contatos
Júlia Schroeder Bald Klein também falou da intenção de prestar um serviço inovador e eficiente, de forma mais próxima das pessoas. Para isso, foi criado um perfil no Instagram (@tabelionatovenancio) e contato via WhatsApp, pelo 51 37411720. Também tem o site https://www.tabelionatovenancio.com.br/.