Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 11, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei número 153, de autoria do Poder Executivo e que prevê autorização para que o Município repasse R$ 1 mil para cerca de 400 famílias atingidas pelas enchentes do rio Taquari.
São recursos próprios do Município e, de acordo com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), a decisão foi tomada em virtude de o Governo Federal não ter repassado os R$ 800 para os atingidos, valor prometido pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) – na época presidente em exercício -, em visita ao Rio Grande do Sul.
A intenção da Administração Municipal, segundo relatos de vereadores da base governista durante a sessão, é fazer os recursos chegarem às mãos das pessoas que perderam casas e outros bens ainda este ano. Com o projeto aprovado, a partir da sanção do prefeito, os valores devem ser destinados às contas das famílias.
OUTROS DESTAQUES
Além do PL 153, outras oito matérias foram apreciadas no período da Ordem do Dia, espaço da sessão em que as proposições são analisadas e votadas, ou não. Destaque para o Projeto de Lei Complementar número 018, de autoria do Executivo e que prevê que todos os novos loteamentos da Capital Nacional do Chimarrão tenham, obrigatoriamente, rede de tratamento de esgoto.
A proposta foi aprovada por 11 votos favoráveis e três contrários. André Kaufmann e Diego Wolschick, ambos do PTB, e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), foram na contramão da iniciativa por entenderem que os loteadores serão ainda mais onerados com a obrigação. O presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal (PDT), só votaria se houvesse empate nos votos dos demais vereadores.