Encerrou há pouco tempo a reunião, realizada em Porto Alegre, entre uma comitiva venâncio-airense e representantes da Secretaria da Reconstrução Gaúcha. A pauta do encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 30, foi o projeto de concessão da RSC-453. O assunto já havia sido debatido durante audiência pública realizada na última sexta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
O grupo da Capital do Chimarrão, liderado pelo presidente do Legislativo Dudu Luft (PDT), foi recebido pelo secretário-adjunto da Reconstrução Gaúcha, Gabriel Ribeiro Fajardo, pelo subsecretário de Parceria e Concessões, Rafael da Cunha Ramos, e pela equipe técnica da pasta. O secretário Pedro Capeluppi não participou da agenda. “Nos apresentaram o projeto da RSC-453. Nos mostraram pontos que nós, vereadores, estávamos em dúvida referente à concessão da rodovia”, relatou o parlamentar.
Segundo Luft, entre os pontos esclarecidos a eles estão a previsão de construção de um viaduto no acesso ao Distrito Industrial e outro no trevo de acesso aos bairros Coronel Brito e Cruzeiro. Além disso, no cruzamento entre os bairros Battisti e Brígida (rua Sete de Setembro), deve ser feita uma passagem inferior.
“Ficamos muito satisfeitos com esses três trevos, mas a gente também solicitou que no trevo do bairro Brands com o Macedo seja feita uma rótula fechada e também uma travessia segura para os pedestres, porque precisamos disso nesse local”, avaliou. De acordo com o presidente da Câmara, durante o encontro com o Estado, foi informado que essas intervenções estão em tramitação.
“A Prefeitura vai fazer um projeto e apresentar para a EGR [Empresa Gaúcha de Rodovias]. Aguardamos, agora, uma reunião com a EGR para ver como está previsto ser feito esse trevo, porque entre os bairros Macedo e Brands precisamos de algo. É de suma importância”, enfatizou.
Ponte seca e pedágio
A respeito da ponte sobre o arroio Castelhano, foi reiterada ao grupo a informação de que a intervenção prevista para esse local é a elevação da atual estrutura. “Uma ponte maior para ter passagem de água de forma que não ocorra problemas quando der as enchentes no nosso município”, citou.
Em relação ao pórtico de pedágio previsto para a Capital do Chimarrão, a comitiva reforçou o pedido para que não aconteça a instalação no perímetro urbano do município. “Não queremos o pedágio, pois já temos um em Cruzeiro do Sul. Que se deixe esse pedágio e que não se traga mais um. Nosso município que já é cercado de pedágios, não necessita de mais um neste momento. Vamos protocolar todas essas demandas e ficamos no aguardo que todas sejam atendidas”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores.
Comitiva
Além do presidente do Legislativo venâncio-airense, Dudu Luft, que agendou o encontro na Capital gaúcha, integraram a comitiva do município os vereadores Nelsoir Battisti (PSD), Éverton Dias (PDT), Ezequiel Stahl (PL) e Nilson Lehmen (MDB). No âmbito político, o deputado estadual Airton Artus (PDT) também esteve presente no encontro.
Além disso, a presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Amanda Kappel, a diretora da Venax Eletrodomésticos, Fabiana Bergamaschi, o proprietário da Móveis Gottems, Rogério Gottems, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Luciano Walker, também participaram da agenda. “O intuito foi levar as demandas e ter uma melhor concessão da RSC-453 para o nosso município”, enfatizou Luft.
