Gestores, professores e funcionários das escolas participaram da programação; palestras ocorreram no Clube de Leituras (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Gestores, professores e funcionários das escolas participaram da programação; palestras ocorreram no Clube de Leituras (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Esta quinta, 31 de julho, e a sexta-feira, 1º, foram marcadas pelo XV Fórum Internacional e XIX Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires. A segunda etapa do momento de formação, que teve a primeira parte no começo do ano letivo, discutiu a ‘Educação pública de qualidade e inclusiva’. Nos dois dias de programação, mais de mil profissionais participaram de atividades presenciais e online, entre palestras, oficinas e seminários.

A abertura oficial foi realizada nessa quinta, no Clube de Leituras, reunindo os gestores escolares e professores ligados à Educação Infantil. Entre as autoridades, o secretário de Educação, Émerson Elói Henrique, enalteceu a dedicação dos profissionais da rede. “Estou muito satisfeito com o trabalho de cada um de vocês. O empenho tem sido efetivo, gerando resultados reais. E o maior deles é ver o aluno aprender.”

A vice-prefeita Izaura Landim reforçou a credibilidade das escolas do município. “Elas preparam, educam e desenvolvem as crianças, transformando cada dia em uma nova descoberta”, disse.

Representando o Legislativo, o vereador Nelsoir Battisti defendeu a ampliação do vale-alimentação para servidores contratados via processo seletivo, benefício que hoje se restringe a concursados. Ele também antecipou que um novo concurso público está previsto para o fim de 2025 ou início de 2026, sendo o quinto desde o início da atual gestão.

Oficinas

Além das palestras e do Seminário de Trocas Pedagógicas, que ocorreu de forma online, os profissionais do Ensino Fundamental participaram de oficinas ministradas por professores da Univates, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer. O objetivo foi reunir os professores por áreas de conhecimentos e abordar metologias de trabalho. “Buscamos trazer ainda mais conhecimento para a bagagem já existente, onde agregamos e reavaliamos práticas”, destacou a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer. Além disso, agentes escolares e serventes tiveram momentos de formação na área, na Câmara de Vereadores e no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.