A cerimônia de fusão das centelhas da Chama Crioula, realizada na noite desta terça-feira, 19, marcou os festejos farroupilhas de Venâncio Aires. O evento foi realizado na sede do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, no Parque Municipal do Chimarrão e contou com um jantar beneficente em prol das famílias atingidas pela enchente do rio Taquari. A solidariedade foi tema recorrente, destacado em todas as manifestações oficiais da noite.
Em seu primeiro discurso em um evento público após a cheia que deixou um rastro de destruição em Vila Mariante e Estância Nova, o prefeito Jarbas da Rosa destacou que esta é uma Semana Farroupilha diferente, sem as tradicionais programações, mas carregada de solidariedade. “Quando olho nos olhos de vocês sei da parcela de contribuição que cada um deu, direta ou indiretamente, com donativos, trabalho voluntário e com a compreensão do momento de vivemos, com a impossibilidade de realização dos eventos. O ideal farroupilha não se perdeu, é perpetuado pelas entidades tradicionalistas e as famílias por todo o ano”, ressaltou.
Patrona dos festejos farroupilhas de 2023, Rejane Rüdiger Pastore lembrou que o símbolo da Semana Farroupilha, neste ano, são dois lenços entrelaçados, que simbolizam a cultura da paz. “E o que mais vimos nos últimos dias foram mãos entrelaçadas, um verdadeiro momento de empatia e solidariedade”, observou.
Da mesma forma, a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa Mayer, salientou o quanto o meio tradicionalista se uniu em prol das pessoas atingidas pela enchente. “Essa é a chama da esperança, que foi trazida por mais de 300 quilômetros e representa a solidariedade do povo que se uniu para auxiliar quem mais precisou”, enfatizou, referindo-se às centelhas trazidas pelos cavalarianos da cidade de Cristal, na região Sul do estado, e que se uniram na noite de terça-feira.
PROGRAMAÇÃO
Presidente dos festejos farroupilhas de Venâncio, o assessor da Secretaria de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, citou o trabalho realizado ao longo dos últimos sete meses para que fosse possível retomar o acampamento farroupilha neste ano. Entretanto, o evento precisou ser cancelado em função da enchente que atingiu o município.
“Retomar o acampamento depois de 15 anos foi uma ideia levantada pela secretaria, mas que teve todo o apoio das entidades tradicionalistas. É um momento bastante triste, mas tenho certeza que quem assumir a organização do evento em 2024 terá uma grande base para poder realizar o evento”, disse, emocionado. Por conta da previsão de chuva, o desfile programado para a manhã de quarta-feira, feriado de 20 de setembro, foi cancelado. “O clima nos permitiu realizar apenas esta noite, mas foi um momento muito bonito”, avaliou.