Uma vila pacata, com uma capela ao centro, e a maior parte da população concentrada, especialmente, nas regiões de Vila Mariante e da antiga colônia provincial de Monte Alverne, que abrangia terras de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Este era o cenário da Freguesia de São Sebastião Mártir em 1891, que conquistou a emancipação de Santo Amaro, hoje distrito de General Câmara.
Ao contrário do que seria mais lógico, o município ser batizado de São Sebastião Mártir, o recém-emancipado recebeu o nome de um ilustre que nenhuma relação tinha com o local. “O Venâncio Ayres nunca esteve em Venâncio, não tinha relação alguma”, afirma a historiadora Angelita da Rosa.
O que ocorreu, na verdade, foi um ‘canetaço’ do vice-governador Fernando Abbott, que ocupava o cargo de governador do Rio Grande do Sul, no período. Quando o processo de emancipação chegou às mãos dele, aproveitou para garantir uma homenagem ao amigo Venâncio de Oliveira Ayres, que falecera jovem. O advogado e jornalista de São Paulo se mudara para o Rio Grande do Sul para atuar como editor-chefe do jornal A Federação.
“Ele era um político muito influente no Partido Republicano Paulista (PRP). Veio para o Rio Grande do Sul para trabalhar no jornal que era o principal meio de divulgação do partido, chamado de PRR no estado, e que tinha como militantes nomes como Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos”, cita a historiadora.
História
De 1809 até a emancipação, a área onde está o município pertenceu a Rio Pardo, Triunfo, Taquari e, finalmente, Santo Amaro – hoje distrito de General Câmara. Atualmente, Venâncio Aires tem nove distritos: Sede, Vila Mariante, Deodoro, Santa Emília, Centro Linha Brasil, Palanque, Vila Arlindo, Vale do Sampaio e Estância Nova.
O decreto do Governo do Estado com a emancipação de Venâncio foi publicado em 30 de abril de 1891, mas a instalação do município – que só acontece após a criação da Câmara de Vereadores – ocorreu dias depois. Por isso, a data correta é 11 de maio. Desde 2013, a data não é mais feriado no município, que passou a adotar o feriado em 25 de Julho, Dia do Colono e Motorista. Apesar disso, a data de aniversário não se altera.