A partir de hoje, pessoas com 20 anos ou mais poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Serão 900 aplicações disponíveis, sendo 600 para quem procurar o Pavilhão São Sebastião, das 8h às 14h, e outras 300 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gressler, das 17h às 21h. A meta da Prefeitura é conseguir vacinar, ainda nesta semana, todas as pessoas a partir de 18 anos. A expectativa é de que, nos próximos dias, um mutirão seja organizado para abranger o máximo de pessoas que ainda não foram imunizadas.
Na sexta-feira, 13, quando a faixa etária abrangida na vacinação era de 24 anos ou mais, quem procurou pela ‘dose de esperança’ foi Sabrina Padilha Rodrigues, 25 anos. “Estava muito ansiosa”, comentou a jovem. Embora ela não tenha contraído o vírus, o pai e marido dela tiveram a doença de forma leve. “Todos temos que fazer, não só pensando na gente como também nos outros”, completou. Agora, Sabrina retorna em novembro para aplicação da segunda dose.
Fabiani Wagner, 31 anos, procurou pela imunização na manhã da sexta-feira. A atendente estava com receio das reações, mas devido ao trabalho foi encorajada a receber a vacina. “Estou feliz e aliviada”, definiu.
Segundo a enfermeira Sirlei Beatriz da Silva, que atua na vacinação, a procura pelas doses está tranquila. “O maior movimento acontece no início da manhã e ao meio dia, isso porque muitos trabalham”, explicou.
População vacinada
- Conforme informações de monitoramento da Covid-19 do Estado, que considera a população geral de Venâncio em 71.554 habitantes, 60,3% (mais de 41 mil pessoas) já receberam a primeira dose da vacina.
- Já com o esquema vacinal completo estão pouco mais de 21,4 mil pessoas, ou seja, 32,9%.
- Levando em conta apenas a população acima de 18 anos, 72% dos venâncio-airenses receberam a primeira dose.
- Entre sexta-feira, 13, e ontem, o Rio Grande do Sul recebeu em torno de 760 mil doses da vacina, entre imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.
Faixas etárias mais vacinadas em Venâncio
- 60 a 64 anos com 7.926 doses aplicadas
- 55 a 59 anos com 7.101 doses aplicadas
- 65 a 69 anos com 6.431 doses aplicadas
LEIA MAIS: