O único representante do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires será, pela terceira legislatura consecutiva, Nelsoir Battisti, o Nelsinho, de 45 anos, reeleito com 636 votos no dia 6 de outubro. Após passar quase três anos à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, ele afirma que, neste mandato, não quer ocupar cargo na Administração.
Ainda assim, valoriza o trabalho desenvolvido nos últimos anos na secretaria, com a implementação do Espaço Venâncio Empreendedor – que unifica a pasta junto ao Setor de Posturas, Turismo e a agência FGTAS/Sine -, evolução na geração de negócios no município e os prêmios conquistados. “O prêmio Cidade Empreendedora, do Sebrae, é o maior exemplo de que fomos bem enquanto estivemos na pasta”, argumenta. Neste momento, a secretaria segue com o PSD, com Marcos Hüttmann como titular.
Ao comparar o trabalho realizado com a votação recebida, ele acredita que não mostrou os resultados à comunidade da forma que deveria e os feitos acabaram não sendo tão valorizados nas urnas. “Por isso, ficarei na Câmara, fazendo o trabalho de vereador, que é buscar emendas e ouvir as demandas da população.”
Objetivos
Nelsoir elenca como bandeiras o desenvolvimento econômico, turismo, educação e qualificação profissional. No primeiro, o trabalho macro, envolvendo empreendedorismo, a duplicação da RSC-287 e novas matrizes produtivas são essenciais. O turismo também entra no desenvolvimento, com a instalação de placas indicativas e maior incentivo aos empreendimentos. Na educação, pretende buscar formas de zerar o número de vagas nas escolas de educação infantil, além da construção de uma nova escola no município. Já a qualificação profissional é a forma de geração de mão de obra em Venâncio Aires.
História
Natural do bairro Xangrilá, em Venâncio Aires, Nelsinho gostava de brincar na rua, jogar futebol, bolica, esconde-esconde e andar de bicicleta. Aos 9 anos, teve um grande baque, com o falecimento do pai, Nelson, que havia sido eleito vereador em 1988 e não chegou a assumir – foi vencido após batalhar contra um câncer. “Fez a cirurgia em 9 de janeiro, dia do meu aniversário, e morreu no dia 13 de fevereiro”, lembra.
A partir disso, foi criado pela mãe, Anandir, junto com os irmãos Eloi e Solange. Estudou nas escolas Wolfram Metzler, Zilda de Brito Pereira e Cônego Albino Juchem. Posteriormente, chegou a cursar sete semestres de Relações Públicas, mas acabou se formando em Marketing, pela Uninter. “Sempre fui muito participativo na escola e na comunidade. Acho que a veia política do pai passou para mim”, destaca.
Nelsoir também foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova, integrou a diretoria da Comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Gressler, e desde os 13 anos faz parte do Grupo de Artes Folclóricas (GAF) Chilenas de Prata – que se tornou Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, do qual é fundador. Trabalhou na Helfer Materiais de Construção, Tramontini e New Holland, até retornar para a política, em 2016.
Atualmente, mora em Linha Bem Feita e é representante comercial. É pai do Murilo, de 13 anos, e do Theodoro, de 1 ano e 10 meses. “Gosto muito de passar o tempo com os meus filhos e visitando as comunidades”, conclui o parlamentar reeleito pelo PSD.
- Nelsoir é um dos fundadores, em 2013, da Caravana Luzes de Natal, que percorre as ruas da cidade e interior dias antes do Natal. Até hoje, integra a organização do grupo e ajuda a garantir recursos para a realização do desfile.
Conheça: Muchila quer seguir ‘brigando’ por soluções
Trajetória política
- Em 2000, o irmão Eloi Battisti se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, por conta disso, Nelsoir também se filiou. Em 2004, foi candidato a vereador e obteve 423 votos, ficando na suplência.
- Após a eleição, decidiu se afastar da militância partidária. No entanto, em 2011, foi o fundador do Partido Social Democrático (PSD) na Capital do Chimarrão, com apoio do deputado federal Darnlei de Deus Hinterholz (PSD).
- Em 2016, tentou novamente uma vaga na Casa do Povo e, com 776 votos, foi eleito. Na época, integrava a base do governo do prefeito Giovane Wickert (PSB). Por conta disso, assumiu a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo até 2018, quando o partido ‘rachou’ com o Executivo e se tornou oposição.
- Na eleição seguinte, agora apoiando o então candidato a prefeito Jarbas da Rosa (PDT), Nelsoir Battisti foi reeleito com 1.078 votos. Com isso, reassumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
- Neste ano, foi reeleito para o terceiro mandato – novamente o único representante do partido na Casa do Povo -, com 636 votos. “Pensei em não concorrer, pois estava com alguns problemas na vida pessoal, mas me remotivei, reestruturei e, com apoio da família, voltei a tentar.”
“Volto a ser o Nelsinho que todos conhecem. Aquele presente nas comunidades e que quer discutir propostas e melhorias para o município.”
NELSOIR BATTISTI
Vereador reeleito
A reportagem da Folha do Mate convidou os eleitos a escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista. Nelsoir Battisti escolheu o Espaço Venâncio Empreendedor, no Centro. Acesse o link e confira o motivo para a escolha e curiosidades do vereador eleito.