Sem pacientes na UTI Covid, Hospital São Sebastião Mártir inicia a desinfecção do espaço

-

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, deu início à desinfecção geral da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada a pacientes de Covid-19, na noite de domingo, 15. O processo deve levar em torno de três dias e permitirá que os dez leitos da UTI voltem a ser utilizados para pacientes com outras doenças. A medida foi possível pois a instituição não tem mais pessoas internadas com Covid-19 na UTI.

Em postagem no Facebook, o administrador do hospital, Luís Fernando Siqueira, relatou a emoção do momento, após a instituição de saúde encarar situações extremas, como quando precisou fechar o pronto atendimento e chegou a ter 33 pacientes em tratamento intensivo, quando havia apenas 23 leitos de UTI. “Após esse processo de desinfecção, que deve levar em torno de três dias, esses 10 leitos voltarão a ser a UTI geral. Finalmente parece que a ficha está caindo, estamos vencendo”, ressaltou Siqueira.

Segundo o administrador, atualmente, os pacientes internados são pós-covid, ou seja, com tratamento conservador, sem necessidade de UTI. O último boletim divulgado pelo Município, na sexta-feira, 13, indicava que eram quatro venâncio-airenses hospitalizados no setor clínico. Na mesma data, pela primeira vez desde julho do ano passado, Venâncio Aires não registrou nenhum caso diário de coronavírus.

hospital são sebastião mártir UTI Venâncio Aires
Com a liberação do espaço, leitos serão liberados para uso de pacientes internados com outras doenças (Foto: Divulgação)

Confira o relato do administrador do HSSM

“Algumas vezes manifestei por aqui, minha preocupação com o cenário da pandemia, os atos heroicos e as atitudes inspiradoras de cada profissional que se dedicava a cuidar de todos os pacientes como se fossem um familiar íntimo seu, e até mesmo as minhas próprias dificuldades pessoais e profissionais em lidar com a situação…

Algumas vezes me senti inútil, incapaz de poder contribuir de alguma maneira frente a um cenário de tamanho desafio (lembro que chegamos a ter 33 pacientes em tratamento intensivo, sendo que tínhamos 23 leitos capacitados a dar esse tipo de atendimento, falta de oxigênio, falta de medicamentos, esgotamento dos funcionários…)

Confesso, com 45 anos de vida, vi coisas e senti coisas que ficarão gravadas pra sempre em minha vida.

E neste exato momento, dia 15.08, às 23h05min, presencio a cena que me emociona e me enche de esperanças: estamos iniciando a desinfecção geral da UTI destinada a pacientes com Covid. Após esse processo, que deverá levar uns três dias, esses 10 leitos voltarão a ser a UTI geral… finalmente parece que a ficha está caindo, estamos vencendo!

Perdemos muitas vidas, amigos, familiares, conhecidos, colegas…. Mas é inclusive pela memória deles, que devemos comemorar essa vitória, contra um inimigo que nos mostrou a força que temos quando estamos todos unidos em prol do mesmo objetivo. Que não seja preciso mais pandemias, para nos mostrar que o coletivo se sobrepõe ao individualismo.

Agradeço a Deus por viver mais esse momento.”

Luís Fernando Siqueira – Administrador do HSSM

LEIA MAIS:

Hoje tem vacina para 22 anos ou mais



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido