Hospital é o homenageado municipal da Semana da Pátria (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Hospital é o homenageado municipal da Semana da Pátria (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Com manhã de sol e clima primaveril, a manhã desta segunda-feira, 1º, marcou a abertura oficial da Semana da Pátria em Venâncio Aires. A cerimônia, realizada em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), reuniu a comunidade para celebrar os 203 anos da Independência do Brasil e dar início a uma programação que busca reforçar o civismo.

Neste ano, as comemorações no município têm como tema ‘Pessoas que fazem a diferença na Pátria onde vivem’ e prestam homenagem à instituição de saúde, que completou 90 anos de serviços dedicados à população em julho deste ano.

A solenidade de abertura contou com a participação de escolas, secretários municipais, funcionários do HSSM e apresentações musicais do projeto ‘Música na Escola’, desenvolvido por Abel Bibiano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo, do bairro Macedo. O evento também teve a presença da centelha do Fogo Simbólico, que chegou ao município no dia 18 de agosto.

A cerimônia foi marcada por pronunciamentos de autoridades, que discorreram sobre o simbolismo da data. O secretário de Educação e presidente da comissão organizadora, Émerson Eloi Henrique, destacou a escolha do HSSM como o homenageado municipal deste ano. “Buscamos homenagear o hospital, pois é essa entidade que é responsável por manter a nossa comunidade com boa saúde, para que a gente possa continuar vivendo na nossa Pátria”, afirmou.

Presente no evento, o deputado estadual Airton Artus refletiu sobre o significado do período. “O Fogo Simbólico tem um sentido muito amplo. É uma semana para avaliarmos até que ponto nós estamos comprometidos com esse simbolismo. Até que ponto vai nossa sensação de pertencimento ao município, estado e país. E colocarmos isso acima dos interesses partidários e ideológicos”, comentou.

O prefeito Jarbas da Rosa, que atuou por cerca de 20 anos como médico no hospital, falou sobre os desafios. “A gente faz um esforço extraordinário para podermos bancar uma estrutura de saúde de excelência e qualidade, mas infelizmente não temos o mesmo apoio do Governo Federal. Entendemos que a saúde, assim como a educação, são as molas propulsoras de uma Pátria”, declarou o gestor.

Hospital

Uma das manifestações mais emocionantes foi a de Ivone Fengler, que trabalhou como atendente de enfermagem no HSSM de 1976 a 2007. Ela relembrou os desafios e a dedicação como profissional da saúde. “O começo da minha jornada no hospital foi muito difícil, a gente aprendeu tudo no dia a dia. Feito com muito amor, carinho, dedicação. Foi um aprendizado muito grande”, recordou.

“Aos jovens de hoje, eu reforço que aproveitem tudo o que está disponível, as escolas, que aproveitem os estudos. Senti na pele como era difícil, porque na época não tinha”, afirmou a aposentada, que trabalhou no hospital à noite para cuidar dos filhos ao longo do dia.

Representando o hospital, o presidente Marcelo Farinon agradeceu o reconhecimento. “Temos um ano de muita celebração no hospital, em função também dos 90 anos. Os desafios são diários, mas com muita emoção e gratidão é que acolhemos a iniciativa da homenagem”, finalizou.

Desfile

  • Segundo a integrante da comissão organizadora da Semana da Pátria, Juliane Weiss Niedermayer, escolas e entidades realizarão suas próprias atividades cívicas ao longo desta semana, culminando no tradicional desfile de 7 de setembro.
  • Do desfile, que vai ocorrer na rua Osvaldo Aranha, entre as quadras das ruas Conde D’Eu e Jacob Becker, vão participar autoridades municipais – entre prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores –, escolas, clubes de serviço e outras entidades que se inscreveram.
Solenidade ocorreu em frente à entrada principal do HSSM
Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.