A curiosidade dos estudantes de saber o que é um pluviômetro e precipitação pluviométrica motivou a realização de um projeto de captação de água na turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim.
De acordo com o professor de Biologia, Luiz Liberato Costa Corrêa, no mês de fevereiro, ao trabalharem sobre o conteúdo, os estudantes levantaram questionamentos. “Eu vi que essa seria uma boa oportunidade de transformar em um projeto, e assim eu fiz, desenvolvi com a turma”, afirma.
Nesse sentido, ele afirma que fez a aquisição de um pluviômetro e, junto do 6º ano, passou a monitorar cada chuva e anotar para fazer o relatório mensal. “Quero fazer uma integração do projeto com o professor de Matemática também, para ver, por exemplo, quantos milímetros de chuva precisam para molhar tantos metros quadrados”, explica.
Segundo Corrêa, esse ponto será levado para dentro da realidade de cada aluno. “Penso em medir dentro das possibilidades de cada um, para que faça mais sentido e traga mais conhecimento. Por exemplo: quantos milímetros precisam para molhar uma lavoura completa?”, reflete. O intuito é seguir com as coletas e monitoramento até o fim do ano.
Por meio do assunto, o docente acrescenta que outras abordagens foram trabalhadas em sala de aula. “Trabalhamos sobre a importância da água na agricultura; qual produto que precisa de mais água para se desenvolver na lavoura; quantos litros de água, em média, uma pessoa gasta por dia”, reforça.
Para a diretora do educandário, Maria Rosane da Cruz, as ações são muito importantes. “Essa ideia é muito interessante para que possa ter continuidade no próximo ano. A escola ainda não tem uma forma de coletar a água da chuva para reaproveitar no pátio. Será feita a construção de uma estufa, que também pode receber água da chuva”, pondera.
Protagonistas
A turma do 6º ano – que grande parte tem os pais agricultores – participa ativamente da construção do conhecimento e leva informações para casa. Dentro dos aprendizados destacados por eles, está que a água da chuva pode ser reutilizada para os animais, plantas e para a lavoura. Além disso, a aluna Júlia Gabriela de Quevedo da Silva, de 12 anos, pontua que o recurso é muito importante para a saúde e que sem água não se pode viver, bem como economizar é essencial para que não haja escassez.
Os estudantes que têm pluviômetro nas residências relatam que, por conta dos aprendizados na disciplina, podem acompanhar, também, a quantidade de chuva em casa.