Com a mobilização dos vizinhos, terreno baldio é revitalizado

-

Quem passa pela esquina das ruas General Osório e 1º de Março, no Centro de Venâncio Aires, se depara com um espaço bem cuidado que em nada lembra o terreno baldio de alguns anos atrás. Além da grama verdinha, as árvores que dão sombra e ficam carregadas de goiaba e acerola são um convite para aproveitar ao ar livre, tomar um chimarrão e estar em contato com a natureza.

Leni e os vizinhos realizaram a limpeza da área, há alguns anos, e desde então contam com um espaço verde de convivência, na esquina da rua General Osório com a 1º de Março (Foto: Juliana Bencke)

Tudo isso se tornou possível a partir da iniciativa de moradores dos arredores. Entre eles, a massoterapeuta Leni Luiza Nicolay, que reside no prédio ao lado do terreno. “Eu não gostava do que via. Era muito mato e lixo jogado. Era muito inseguro, especialmente à noite, pois alguém poderia se esconder na macega, além de animais peçonhentos que se criavam no local”, recorda.

Quem iniciou a mobilização foi ela e a vizinha Manon Pierret e outros moradores foram se envolvendo na causa. Com os valores doados por eles, foi realizada uma grande limpeza da área. “Os vizinhos acharam ótima a ideia e ajudaram. Assim conseguimos arrecadar os valores para pagar a retroescavadeira. Foram tiradas sete caçambas de entulho”, relata Leni.

Depois disso, árvores foram plantadas e a grama semeada no terreno. O corte de grama é feito de forma periódica – serviço que também é pago pelos moradores. “Se cada um ajudar R$ 5, já será uma contribuição importante. É um valor de metade de um sorvete”, menciona Leni. Ela observa que todos os que residem pelas redondezas acabam se beneficiando por ter uma área assim perto de casa. Algumas pessoas vão até o local com crianças e também há possibilidade de aproveitar para sentar e tomar chimarrão sob a sombra das árvores.

Situação do terreno antes da ação de limpeza e retirada do mato (Foto: Arquivo Pessoal)

Geralmente, pelo menos uma vez por semana, Leni vai até o local para recolher lixo jogado indevidamente e para cuidar das folhagens que plantou. Em diversas ocasiões, inclusive, um papiro que está plantado no terreno foi utilizado como decoração em eventos beneficentes, como o Jantar do Vinho.

“Sempre que vejo algum tipo de lixo já recolho. Se for deixando, logo é capaz de aparecer um sofá velho, algum entulho. E não queremos que isso volte a acontecer”, ressalta. A moradora da rua General Osório comemora que no terreno em frente está sendo iniciada uma construção, que também vai contribuir com a segurança e o visual do local.

“Se cada um cuidar da frente da sua casa e dos arredores, tudo vai estar sempre limpo e bonito.”

LENI LUIZA NICOLAY

Moradora da rua General Osório



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido