Eletro Armin está localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke. Em 2026, loja completará quatro décadas de história (Foto: Alan Faleiro)
Eletro Armin está localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke. Em 2026, loja completará quatro décadas de história (Foto: Alan Faleiro)

Hoje consolidada na venda de eletrodomésticos, móveis e colchões, a Eletro Armin tem sua história ligada às páginas da Folha do Mate há quase 40 anos. O chamado para a inauguração da loja, em 1986, ocupou anúncio de página inteira, destacando novidades em imagem, som e informática.

A empresa nasceu como Irmãos Fischer, fundada pelos irmãos Armin e Neuton Fischer e pelo pai, João Theobaldo Fischer, em 19 de julho de 1986. O primeiro endereço ficava na rua Tiradentes, 1024, e o anúncio convidava o público a conhecer a loja, prometendo uma recepção com café, chimarrão, salgadinhos e até whisky.

Anúncio de página inteira chamava atenção para a inauguração da loja em 1986 (Imagem: Reprodução/Folha do Mate)

Poucos anos depois, o espaço já se mostrava pequeno para a expansão do negócio. Por isso, em 5 de março de 1991, a empresa passou a ocupar o endereço atual, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke, já com o nome de Eletro Armin.

BEM-VINDO AO FUTURO”

Chamada sobre a reinauguração da loja em 1991 atentava para a importância do público economizar seus cruzeiros (Imagem: Reprodução/Folha do Mate)

Naqueles dias da reinauguração, vários anúncios destacavam o novo momento da Eletro Armin. Um deles, publicado no dia da abertura, reforçava a ideia de modernidade que sempre acompanhou a loja: “Bem-vindo ao futuro, bem-vindo Eletro Armin”. A cobertura da reinauguração, em conteúdo de duas páginas na edição seguinte, do dia 8, também chamava atenção para o novo prédio próprio, imponente e considerado inovador para a época.

Ao longo dos anos, a empresa ampliou o mix de produtos, passando a investir fortemente em eletrodomésticos, móveis e colchões, segmentos que sustentam a marca até hoje. Além disso, o caráter familiar se manteve como marca registrada. Hoje, a gestão reúne Armin Fischer, a esposa Miriam e as filhas Roberta, Simone e Cláudia na sociedade, cada uma trazendo sua formação: administração, arquitetura e direito, respectivamente.

“Cada uma seguiu a sua área, mas todas acabamos fixadas na empresa. É uma história que cresceu junto com a cidade e com os clientes que nos acompanham há quase 40 anos. Hoje somos dez pessoas na equipe, mas seguimos com a essência familiar”, reforça a sócia-proprietária Roberta Fischer.

“Às vezes, o cliente vem com o recorte do jornal”

Negócio familiar: Eletro Armin é gerido por Armin Fischer, a esposa Miriam e as filhas Roberta, Simone e Cláudia (Foto: Arquivo pessoal)

Desde a primeira inauguração, a Eletro Armin manteve presença constante nas páginas da Folha do Mate. Mais do que vender produtos, os anúncios ajudaram a fixar a marca, dar visibilidade e construir confiança junto à comunidade.

“Às vezes, o cliente vem com o recorte do jornal”, diz a sócia-proprietária Roberta Fischer. A empresária também destaca que muitos clientes não vem só pelo produto anunciado, mas porque o nome da Eletro Armin está circulando. A loja tem anúncios fixos nas edições de quinta-feira e sábado, da Folha do Mate.

Na avaliação de Roberta, a mídia impressa ainda tem papel central, mesmo em tempos de redes sociais. “O jornal nos traz credibilidade. Na internet tu nunca sabes se a informação é real. Já no jornal, há um jornalismo sério por trás. Quando quero anunciar um produto premium, coloco na Folha do Mate. Dá retorno e atinge o público certo”, garante.

Essa percepção orienta decisões de investimento em comunicação. “Às vezes o comércio precisa reduzir custos. Prefiro cortar em outro tipo de mídia, mas manter o jornal. Ele é um meio de comunicação importante para a cidade e fortalece tanto a imagem da empresa quanto a confiança do público”, afirma.

Em quase quatro décadas, a parceria se manteve sólida. A empresária destaca que anúncios publicados no jornal têm impacto direto no movimento da loja. “Já testamos divulgar só nas redes sociais e o resultado foi fraco. Quando está no jornal, o público responde, porque acredita que ali a informação é séria. Essa credibilidade, que acompanha tanto a Folha quanto a nossa loja, é o que garante a fidelidade de muitos clientes”, completa.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.