Por Cassiane Rodrigues e Leonardo Pereira
Neste mês, o projeto ‘Ruas Cuidadas, Cidade Melhor’, realizado pela Folha do Mate com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, abrange quatro vias que cortam os bairros no sentido Leste-Oeste. As ruas Voluntários da Pátria, Conde D’Eu, Rufino Pereira e Duque de Caxias são os destaques dessa edição. Confira o relato de empreendedores destas vias:
Móveis Lakus
A Móveis Lakus, loja especializada em móveis em madeira, está localizada na rua Conde D’eu desde 1994. Antes de abrigar a loja, no prédio sediava a fábrica de sofás da família, a Móveis Lakus, que funcionou como indústria de 1969 até 1980. O sócio-proprietário, Eduardo Lakus, salienta que o local era moradia da família até 1978. O empreendimento começou com a atuação do pai dele, Pedro Lakus, hoje com 77 anos.
Até 2019, a Móveis Lakus se chamava Móveis & Cia. A mudança de nome foi motivada pela inserção nas redes sociais, com novas formas de contato com os clientes. Entre as mudanças na rua com o passar do tempo, Eduardo ressalta a grande movimentação do comércio na parte alta do centro nos últimos anos. “Antigamente ainda se tinha lugar para estacionar aqui perto, hoje é bem disputado”, comenta.
O empresário também cita o perfil da quadra da Conde D’eu onde está localizada a loja, que antes tinha uma característica mais residencial e hoje é comercial quase que em sua totalidade. O carro-chefe da Móveis Lakus são os itens em madeira, como cristaleiras, mesas e cadeiras. Recentemente, a empresa também passou a trabalhar com colchões magnéticos, que unem conforto, durabilidade e preço acessível. Entre os itens oferecidos também estão sofás, dormitórios e eletrodomésticos.
Engetec
Fundada em 2006 pelo engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Machado Mello, a Engetec inicialmente se localizava no prédio Gold Center na rua Voluntários da Pátria e, desde 2010, situa-se na Conde D’eu, 905, no Centro de Venâncio Aires.
De acordo com Mello, a Engetec atua na gestão da saúde dos trabalhadores de empresas clientes e, entre os serviços prestados destacasse o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); exames médicos de saúde ocupacionais (admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e
demissionais); Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil (PCMAT); Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT); entre outros serviços.
Mello afirma que o principal diferencial da empresa é o atendimento personalizado ao cliente, solucionando todos os assuntos relacionados a segurança do trabalho. Atualmente, a equipe conta com 20 colaboradores, entre engenheiros, médicos, enfermeiros, técnicos de segurança e enfermagem, fonoaudiólogos e do setor administrativo.
O engenheiro afirma que a escolha pelo endereço foi por ser perto do centro e ter uma maior facilidade de estacionamento. “Hoje, percebemos a evolução do potencial comercial da rua, visto os inúmeros pontos comerciais que nos rodeiam”, destaca.
Via Som Autocenter
Desde abril de 1998, a Via Som Autocenter atua na área de sons automotivos, instalação de películas, manutenção elétrica em veículos (portas, vidros, travas e alarmes) e, também, acessórios, baterias, rastreadores e engates para reboques.
Segundo o proprietário, Endrigo Rafael Wenzel, a empresa está localizada na rua Voluntários da Pátria, número 2.401, no bairro Cruzeiro, desde 1º de janeiro de 2007. Ele afirma que a localização é importante, pois é um ponto de acesso fácil ao município e também dispõe de estacionamento para os clientes.
A Via Som conta, ainda, há mais de um ano, com corte computadorizado de película, que aumenta a qualidade do serviço. “Temos, hoje, na empresa, películas desenvolvidas para pessoas com problemas de pele, com proteção 99% UV e 63% retenção de calor. Também com uma linha completa de acessórios de caminhonetes, lonas direto da fábrica, Santo Antônio, sem contar com toda a linha de som automotivo com os melhores profissionais do ramo”, destaca.
A empresa conta com seis colaboradores e trabalha com as principais marcas do mercado, para levar a melhor qualidade para os clientes.
Arsenal
Com serviços de lan house, games, informática e impressão, a Arsenal se localiza na sala 23 do prédio Viasul Strip Center, na rua Voluntários da Pátria, esquina com a Berlim da Cruz, no bairro Cruzeiro.
De acordo com o proprietário Andrio Pocahy, a empresa surgiu em 2006 e ele passou a administrá-la há 5 anos. Ele escolheu o prédio e a sala pela segurança, pois trabalha com produtos caros e precisa de uma proteção maior. Além disso, ele diz que, por ser uma via de bastante movimento, isso atrai clientes.
Atualmente, a Arsenal trabalha com serviços de acesso à internet, jogos, impressões, digitação, serviços de manutenção, auxílio na montagem de computadores (de acordo com o pedido das pessoas) e representação e crédito de jogos.
Color Tintas
Há 11 anos no mercado, a Color Tintas trabalha com venda de tintas automotivas e prediais, além de acessórios para pinturas. Sempre localizada na rua Voluntários da Pátria, próximo da rodoviária, a empresa passou por melhorias na estrutura física ao longo dos anos. O estacionamento próprio é uma das vantagens do estabelecimento.
A Color Tintas trabalha com marcas de tintas que se destacam pela durabilidade e qualidade. Com laboratório próprio para o preparo da tonalização das cores, a loja tem como princípios a qualidade e confiança na relação com os clientes.
O proprietário, Ademir Reuter, afirma que entre as mudanças ao longo dos anos, nota o crescimento da movimentação da rua, com intenso fluxo de veículos. Isso é acarretado pela proximidade do acesso à RSC-453, o que também facilita as saídas para entregas, já que a loja atende muitos clientes das cidades vizinhas. Com 18 colaboradores na equipe, há dois anos, a Color Tintas também mantém uma filial em Santa Cruz do Sul.
Eloglass
A Eloglass foi fundada em 2015,em Lajeado. Desde maio de 2016, atua em Venâncio Aires, na rua Voluntários da Pátria. Tudo começou em uma pequena casa de madeira, onde hoje está localizado o estacionamento privativo para clientes.
Por um período, enquanto as obras na nova sede estavam sendo realizadas, a empresa atendeu em uma sala localizada no outro lado da rua. Desde 2019, a Eloglass está em novo prédio, onde estão localizados a indústria e o escritório. Ao todo, são 1,2 mil metros quadrados de área e 15 colaboradores na equipe.
O proprietário da Eloglass, Estevan Augusto Eckhardt, afirma que a proximidade com o acesso da RSC-453 é algo importante para a empresa, que atende de forma significativa municípios da região. Inclusive, em 20 dias deve começar a instalação das esquadrias em alumínio na obra do maior prédio do Rio Grande do Sul, um edifício de 38 andares que está sendo construído em Lajeado. “Nós estamos em uma localização estratégica de fácil acesso para Lajeado e Santa Cruz do Sul, que são polos maiores e temos muitos clientes”, salienta.
Com a movimentação intensa devido ao acesso à rodovia e ao bairro Coronel Brito, Eckhardt diz que já presenciou muitos acidentes de trânsito na via, um problema que foi amenizado com a instalação de sinaleiras.
A Eloglass trabalha com comercialização de estruturas em vidro e esquadrias em alumínio e PVC. Com foco na qualidade dos produtos e serviços que oferece, o desafio da empresa é continuar o crescimento com foco na qualidade, levando em conta limitações enfrentadas pela falta de mão de obra. “A mão de obra que indica o nosso crescimento. Não podemos expandir sem manter nossa qualidade”, destaca o empresário. Para atender a demanda atual, a Eloglass deve começar nas próximas semanas a contar com dois turnos de trabalho.
Lucamo Contabilidade
A Lucamo Contabilidade tem 45 anos de atuação e, desde 2011, está localizada na Duque de Caxias, esquina com Júlio de Castilhos. Antes, a empresa ficava na rua Osvaldo Aranha esquina com Sete de Setembro. Atualmente com 50 colaboradores, a empresa trabalha com serviços gerais da área contábil, especializando-se na Contabilidade Gerencial com a apuração do resultado do negócio.
Sócio-proprietário da empresa, Adriano Becker salienta que, desde que o escritório se instalou no local, houve uma grande evolução com a construção de prédios residenciais e comerciais. “O que observamos é um aumento no movimento para esta parte mais alta da cidade.”
As vantagens elencadas por ele são a localização próxima do Centro, com local de estacionamento próprio, o que facilita o atendimento aos clientes. “Mudamos para esta localização porque constatamos que o setor de comércio e serviços começou a ‘subir’ nesta direção. Houve um movimento mais intenso de empresas se instalando nesta parte”, observa.
Cristal Certo
A Cristal Certo é especializada em reparação de para-brisas veiculares e está localizada na rua Duque de Caxias, no bairro Aviação. Sandro Pacheco abriu o negócio em 2000, quando adquiriu uma franquia para oferecer o serviço. Antes disso, já trabalhava como vidraceiro. Seguindo uma série de regras estabelecidas para a realização da atividade, ele atende revendas e terceiros.
Desde 2006, a Cristal Certo está localizada na rua Duque de Caxias, onde o empresário também mora. Ele avalia que o local supre as necessidades, sem gerar problemas por ser uma área mais residencial.
Uma das características da rua citada pelo empreendedor é o trânsito de veículos de autoescola para a realização das aulas e provas para obter a habilitação, já que a empresa fica próximo do local onde estão as balizas. “Sabemos certinho o dia das provas, vemos muitas pessoas passarem aqui falando no telefone e comemorando, ou então chorando”, afirma.
A mudança com o passar dos anos, com o aumento da movimentação de veículos, também é algo que chama a atenção de Pacheco. “Um problema que noto é a velocidade que passam os carros em horários de pico. Por ser uma rua bem estreita, é bem perigoso”, comenta o proprietário da Cristal Certo.
Kremer Contabilidade
A Kremer Contabilidade, escritório que foi fundado pelo contador Enio Kremer no ano de 1978, ao lado da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires, na rua Tiradentes, está localizado desde 1994 na rua Rufino Pereira, em frente ao portão dos fundos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
Com sete profissionais na equipe do escritório, que trabalha com escrituração contábil para pessoa física e jurídica, sendo o atendimento de empresas de pequeno porte o carro-chefe da empresa. Sócia-proprietária do escritório, Marília Souza ressalta que entre as vantagens da localização está a proximidade de estabelecimentos que são utilizados com frequência pelos clientes, como instituições bancárias. “O acesso facilita para os clientes que podem fazer tudo próximo”, comenta.
A Kremer fica no segundo andar do prédio, o que também é vantajoso pela necessidade de um local mais tranquilo e sem interferências externas para a realização dos serviços. Um problema elencado por Marília é a falta de estacionamento. Embora toda a rua tenha cobrança de taxa por se tratar de faixa azul, alguns clientes têm dificuldade de local para estacionar em horários de maior movimentação. A Kremer Contabilidade tem, atualmente, no comando, os sócios Diórgenes Kremer, Fernanda Santos e Marília Souza.