Ponto de referência para diversos serviços, como o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), o prédio da Unimed e o espaço Venâncio Empreendedor, a rua Tiradentes tem uma extensão de 2,8 quilômetros. Desse total, dois quilômetros são asfaltados e apenas o trecho entre as ruas 15 de Novembro e Albino Fiss ainda não recebeu pavimentação asfáltica.
Em todo o trajeto da via há três sinaleiras instaladas – uma no cruzamento com a Sete de Setembro, uma no entrocamento com a Jacob Becker e a outra no encontro com a rua Voluntários da Pátria. Segundo o ex-secretário municipal de Segurança Pública (sua saída do cargo foi anunciada nesta sexta-feira, 25), sargento Jair Amadeu Garcia da Rosa, a rua Tiradentes é a segunda com maior movimento em Venâncio Aires, ficando atrás apenas da Osvaldo Aranha, a principal via da cidade.
Garcia explica que os pontos que exigem maior atenção do Departamento de Trânsito são os cruzamentos com a rua Voluntários da Pátria, na esquina da Praça Henrique Bender, a Praça Evangélica, onde há um semáforo, e, depois, no encontro com a rua 15 de Novembro, na esquina do Hotel Guest.
Nesse segundo local, inclusive, no início de 2020, o Departamento de Trânsito realizou a pintura da faixa amarela de uma zona de conflito. O objetivo com esse tipo de sinalização é evitar que os condutores de veículos parem naquela esquina, onde há formação de filas ao longo da rua 15 de Novembro em razão da sinaleira instalada na esquina abaixo, junto à rua Osvaldo Aranha.
Ainda de acordo com o ex-secretário, tendo como base o estudo de viabilidade técnica, a instalação da sinaleira na esquina da Tiradentes com a Jacob Becker, na esquina do hospital, é positiva. O equipamento entrou em funcionamento no início de maio deste ano. “A avaliação levou em conta as peculiaridades dos serviços localizados nas proximidades, como o hospital, escola e o centro médico da Unimed”, acrescenta.
Garcia também lembra que está em andamento um estudo de mobilidade urbana no município e que a partir dele outras mudanças no trânsito do município podem ser feitas. “Dando-se prioridade para o cruzamento da rua Tiradentes com a 15 de Novembro, tendo em vista que é a principal rua de acesso ao Distrito Industrial e a Alliance One”, observa. A previsão é que esse levantamento seja finalizado em breve.