Com dedicação e trabalho voluntário, Comunidade São Lucas se tornou referência no bairro Aviação

-

Valentim e Lori Lauschner moram na rua Conde D’Eu, no bairro Aviação, mas é na Carlos Wagner, na esquina com a Voluntários da Pátria, que fica ‘a segunda casa’ deles: a sede da Comunidade Católica São Lucas.

Atual presidente, Lori participa há quase 20 anos da diretoria, tendo sido secretária a maior parte do tempo. Ela acompanha as atividades da Comunidade São Lucas desde que foi criada, há 34 anos. “Participei da escolha do nome do padroeiro”, lembra.

O casal Lauschner recorda que as primeiras festas, para arrecadar fundos para a construção do salão, foram realizadas ao ar livre, com os panelões de galinhada em meio aos eucaliptos, enquanto o pavilhão da escola serviu como pista de dança. O primeiro presidente da comunidade foi Ivo Delavy.

De lá para cá muita coisa mudou, com significativos avanços na infraestrutura. Além do salão, o complexo da comunidade São Lucas conta com refeitório, que sedia as atividades da Sociedade de Damas Pôr do Sol – o jogo de bolãozinho das mulheres ocorre sempre no quarto domingo do mês e, paralelamente, a Sociedade de Cavalheiros 13 de Março realiza o encontro no salão São Lucas. O complexo da comunidade também tem ginásio esportivo, que é compartilhado com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos.

Em 2009, foi construída a igreja. “Foi um trabalho muito intenso. Só tínhamos o dinheiro para a fundação, mas, aos poucos, e com a ajuda de muita gente, conseguimos construir. Hoje podemos dizer que a nossa comunidade é completa, tem toda a estrutura”, ressalta Lauschner, que tem 66 anos. Ele foi presidente de 2007 a 2011 e, desde então, nunca mais deixou de estar diretamente envolvido com as atividades.

lori e valentim lauschner comunidade são lucas
Para Lori e Valentim, a Comunidade São Lucas é como uma ‘segunda casa’ (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

“Como ele é aposentado, sempre faz as ‘corridas’, vai atrás do que precisa ser feito”, comenta Lori, que tem 63 anos e atua como auxiliar de lavandeira no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Ela concilia o trabalho com as atividades voluntárias na comunidade, nas horas de folga e aos fins de semana. “Muitas pessoas se oferecem para ajudar e isso é muito importante para a comunidade. No dia da festa, que fizemos sempre em outubro, precisamos de 60 a 80 voluntários”, menciona. Inclusive a manutenção das flores que embelezam o pátio é feita voluntariamente pelas moradoras do bairro Nelli Beckenkamp e Lourdes Thesing.

Para Lori, que completa quatro anos na presidência e encerra o mandato no fim deste ano, ver a Comunidade São Lucas se desenvolver, a partir do engajamento dos associados, é motivo de satisfação. “Agradeço todos os dias a Deus e São Lucas por ter saúde para poder trabalhar e fazer as coisas pela comunidade”, afirma.

Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate

Atividades

  • As missas são realizadas no primeiro sábado do mês, às 18h, e no terceiro domingo, às 8h30min. No segundo domingo do mês ocorre celebração, às 8h30min, e no quarto sábado o terço mariano.
  • A comunidade também sedia encontros de batismo, catequese de comunhão e crisma. Neste ano, são quatro turmas que vão realizar a 1º Comunhão. “Com os condomínios [como o Pôr do Sol e Altos da Aviação] que foram construídos no bairro, aumentou muito o número de sócios”, comenta Lori. Atualmente, são 834 associados.
  • Outra atividade aberta ao público e realizada gratuitamente é a aula de dança/ginástica, às terças-feiras, das 18h30min às 19h30min. O projeto é viabilizado pela Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul.


Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido