Um morador que acompanhou os avanços e mudanças da rua Armando Ruschel com o passar dos anos, nos arredores do bairro Bela Vista, é João Carlos Mirandolli, 67 anos, conhecido por Cainho. Ele morou até os 7 anos de idade em Linha Barbosa, interior do município. Na década de 60, os pais dele decidiram se mudar porque onde viviam não tinha energia elétrica. Após o casamento, Mirandolli seguiu morando no mesmo lugar, onde vive com a esposa, Ledi. Foi na residência que viu também os filhos crescerem. Salviano mora na mesma rua, próximo da casa dos pais. Já Lizi e Tales vivem em outros municípios.
Da época da infância, Mirandolli recorda de uma Armando Ruschel que não tinha esse nome e era a estrada utilizada para ir até Santa Cruz do Sul. “Era um trânsito muito intenso, quem vinha de Porto Alegre ou outros municípios e ia para Santa Cruz passava por aqui. Tinha muito movimento de carretas e ônibus”, salienta.
O movimento foi intenso no local até por volta de 1973, quando então foi aberta a RSC-287 e os veículos começaram a utilizar outro trajeto. Embora denominada rua Armando Ruschel, muitos ainda conhecem por ‘Estrada Velha para Santa Cruz do Sul’, ao se referir à rua onde está localizado o Lar Novo Horizonte e é trajeto de quem mora nas localidades de Linha Bem Feita e Linha Hansel, principalmente. “Acredito que, com o asfaltamento completo nessa rua, o movimento deve aumentar de novo”, observa.
ÁREA DE LAZER
Mirandolli também foi um dos incentivadores de ter uma estrutura com pracinha e academia ao ar livre no bairro Bela Vista. Há cerca de nove anos, foi atrás de apoio do Poder Público. Na época, ele também se colocou à disposição para ser o responsável pela arborização do espaço. “Plantei muitas mudas lá, a maioria que eu mesmo cultivei em casa”, afirma. A limpeza do local é patrocinada pelo empresário Vanderlei Griesang. “É um lugar muito bom, que contribui muito pro lazer dos moradores”, complementa Mirandolli. O morador cita também a vivência na Comunidade Católica São José, na qual já participou da diretoria.